O teatro dos sentidos: a unidade dramática nos lais de Marie de France (Século XII)
Resumo
O presente artigo analisa a questão da unidade dramática na
composição dos lais de Marie de France (século XII) e sua inserção na
tradição da literatura românica medieval. O objetivo é discutir como
a restrição da narrativa a um episódio significativo, a economia nas
descrições de personagens, a direcionalidade do narrado e a inserção do
maravilhoso, elementos centrais dos lais, contribuem para a sustentação
da unidade dramática dessa forma breve poética medieval românica, o
que a caracteriza como antecedente das formas breves modernas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AQUATI, C. Posfácio. In: PETRÔNIO. Satíricon. São Paulo: Cosac Naify, 2008. p. 223-239.
AUBRIT, J-P. Le Conte et la nouvelle. Paris: Armand Colin, 2002.
AUERBACH, E. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CAILLOIS, R. Images, images. Paris: Corti, 1966.
CARMONA, F. El lai: narración corta y narración lírica. In: PAREDES, J. G. (Org.). Tipología de las formas narrativas breves románicas medievales. Granada: Universidad de Granada, 1998. p. 83-102.
DUBUIS, R. Les Cent nouvelles nouvelles et la tradition de la nouvelle en France au Moyen Age. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 1973.
DUBY, G.; ARIÈS, P. (Org.). História da vida privada: da Europa feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. v. 2.
FERRANTE, J. M. Marie de France. In: HOLLIER, D. A New History of French Literature. Cambridge: Harvard University Press, 2001. p. 48-65.
FURTADO, A. L. Lais de Maria de França. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
GALLY, M. Chrétien de Troyes: Perceval ou le conte du Graal. Paris: Larousse, 2009.
HOEPFFNER, E. Les Lais de Marie de France. Paris: Boivin et C. Éditeurs, 1935.
LE GOFF, J. A civilização do Ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2002.
MICHA, A. Lais féeriques des XIIe et XIIIe siècles. Paris: Flamarion, 1992.
MOISES, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
PAREDES, J. G. (Org.), Tipología de las formas narrativas breves románicas medievales. Granada: Universidad de Granada, 1998.
PETRÔNIO. Satíricon. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
POTTIER, Bernard. Textes médiévaux français et romans. Paris: Éditions Klincksieck, 1964.
RÉGNIER-BOHLER, D. Exploração de uma literatura. In: DUBY, G.; ARIÈS, P. História da vida privada: da Europa feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. p. 313-410.
TARNAPOLSKY, H. A canção de Rolando. Tradução de Ligia Vassalo. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1988.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1975.
ZUMTHOR, P. Essai de poétique médiévale. Paris: Éditions du Seuil, 1972.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.22.1.71-85
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Constantino Luz de Medeiros