O teatro dos sentidos: a unidade dramática nos lais de Marie de France (Século XII)

Constantino Luz de Medeiros

Resumo


O presente artigo analisa a questão da unidade dramática na
composição dos lais de Marie de France (século XII) e sua inserção na
tradição da literatura românica medieval. O objetivo é discutir como
a restrição da narrativa a um episódio significativo, a economia nas
descrições de personagens, a direcionalidade do narrado e a inserção do
maravilhoso, elementos centrais dos lais, contribuem para a sustentação
da unidade dramática dessa forma breve poética medieval românica, o
que a caracteriza como antecedente das formas breves modernas.


Palavras-chave


Lais; Marie de France; formas breves românicas medievais; unidade dramática.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUATI, C. Posfácio. In: PETRÔNIO. Satíricon. São Paulo: Cosac Naify, 2008. p. 223-239.

AUBRIT, J-P. Le Conte et la nouvelle. Paris: Armand Colin, 2002.

AUERBACH, E. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2004.

CAILLOIS, R. Images, images. Paris: Corti, 1966.

CARMONA, F. El lai: narración corta y narración lírica. In: PAREDES, J. G. (Org.). Tipología de las formas narrativas breves románicas medievales. Granada: Universidad de Granada, 1998. p. 83-102.

DUBUIS, R. Les Cent nouvelles nouvelles et la tradition de la nouvelle en France au Moyen Age. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 1973.

DUBY, G.; ARIÈS, P. (Org.). História da vida privada: da Europa feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. v. 2.

FERRANTE, J. M. Marie de France. In: HOLLIER, D. A New History of French Literature. Cambridge: Harvard University Press, 2001. p. 48-65.

FURTADO, A. L. Lais de Maria de França. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

GALLY, M. Chrétien de Troyes: Perceval ou le conte du Graal. Paris: Larousse, 2009.

HOEPFFNER, E. Les Lais de Marie de France. Paris: Boivin et C. Éditeurs, 1935.

LE GOFF, J. A civilização do Ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2002.

MICHA, A. Lais féeriques des XIIe et XIIIe siècles. Paris: Flamarion, 1992.

MOISES, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

PAREDES, J. G. (Org.), Tipología de las formas narrativas breves románicas medievales. Granada: Universidad de Granada, 1998.

PETRÔNIO. Satíricon. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

POTTIER, Bernard. Textes médiévaux français et romans. Paris: Éditions Klincksieck, 1964.

RÉGNIER-BOHLER, D. Exploração de uma literatura. In: DUBY, G.; ARIÈS, P. História da vida privada: da Europa feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. p. 313-410.

TARNAPOLSKY, H. A canção de Rolando. Tradução de Ligia Vassalo. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1988.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1975.

ZUMTHOR, P. Essai de poétique médiévale. Paris: Éditions du Seuil, 1972.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.22.1.71-85

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Constantino Luz de Medeiros