Mito e sociedade na literatura latino-americana: Neruda, Carpentier, Bolaño

Pedro Dolabela Chagas

Resumo


Resumo: Discussão sobre a problemática identitária na literatura latino-americana: a sua associação oitocentista à representação da natureza e da paisagem social; a sua longa duração entre os séculos XIX e XX; a sua politização pela dicotomia entre a América Latina e o Centro representado pela Europa e pelos EUA. A construção da identidade como produção de mitos: como construção de passados úteis, valoração positiva ou negativa do presente, projeção de futuros possíveis. A presença do mito em Canto geral, de Pablo Neruda; a sua recusa em 2666, de Roberto Bolaño; discussão sobre as razões desta recusa: a concentração no presente em detrimento da projeção do futuro. Localização de um tensionamento embrionário do mito identitário em Os passos perdidos, de Alejo Carpentier: discussão sobre os termos de orientação deste tensionamento e a diferença que ele produzia em relação à história anterior do romance latino-americano. Sugestão do fechamento recente da época histórica dominada pela problemática identitária na narrativa latino-americana.
Palavras-chave: Pablo Neruda; Alejo Carpentier; Roberto Bolaño; romance latino-americano; mito e identidade.

 

Abstract: The problematic of identity representation in Latin- American literature: its 19th Century association to the representation of nature and the social landscape; its long duration in the 19th and 20th Centuries; its politicization through the dichotomy between Latin America and a Center represented by Europe and the USA. Identity construction as a production of myths: as a construction of usable pasts, as a positive or negative evaluation of the present, as a projection of possible futures. The presence of myth in Pablo Neruda’s Canto general; its rejection in Roberto Bolaño’s 2666; the possible reasons of this rejection: a concentration in the present in detriment of the future. Location of an embrionary tensioning of the identity myths already in Alejo Carpentier’s The lost steps: discussion of the guiding terms of that tensioning and the difference it produced in the history of the Latin-American novel. Suggestion of the recent closure of the historical epoch dominated by the problematic of identity in the Latin-American novel.
Keywords: Pablo Neruda; Alejo Carpentier; Roberto Bolaño; Latin-American novel; myth and Identity.


Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, A. R. Yo el Supremo. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 1974.

BLOOM, H. Walt Whitman como centro do Cânone Americano. In: ______. O cânone ocidental. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. p. 256-282.

BOLAÑO, R. 2666. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CARPENTIER, A. Os passos perdidos. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CARVALHO, J. M. de. A utopia de Oliveira Viana. In: ______. Pontos e bordados. Escritos de história e política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 202-231.

CARVALHO, J. M. de. Richard Morse e a América Latina: ser ou não ser. In: ______. Pontos e bordados. Escritos de história e política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 400-408.

CORTÁZAR, J. O jogo da amarelinha. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.

ECHEVARRÍA, R. G. Mito y archivo: Una teoría de la narrativa latinoamericana. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 2000.

GUMBRECHT, H. U. Lento presente. Sintomatología del nuevo tiempo histórico. Madri: Escolar y Mayo, 2010.

LEMINSKI, P. Catatau. Porto Alegre: Sulina, 1989.

LIMA, L. C. O controle do imaginário. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983.

MARTIN, G. Journeys through the labyrinth. Latin American fiction in the Twentieth Century. New York: Verso, 1989.

MARTIN, G. The novel of a continent: Latin America. In: ______. MORETTI, F. (Org.). The Novel. Princeton: Princeton University Press, 2006. V. 1, p. 632-667.

MORSE, R. M. A volta de McLuhanaíma. Cinco estudos solenes e uma brincadeira séria. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

NERUDA, P. Canto general. Buenos Aires: Editorial Losada, 1996.

RENÉ-MORENO, G. Poesia e política na América. In: ______. ACÍZELO, R. Uma ideia moderna de literatura. Textos seminais para os Estudos Literários (1688-1922). Chapecó, Argos, 2011. p. 210-218.

RINCÓN, C. La no simultaneidad de lo simultáneo: postmodernidad, globalización y culturas en América Latina. Santafé de Bogotá: Editorial Universidad Nacional, 1995.

ROUANET, M. H. Eternamente em berço esplêndido. A fundação de uma literatura nacional. São Paulo: Siciliano, 1991.

SOMMER, D. Ficções de Fundação. Os romances nacionais da América Latina. Belo Horizonte: EdUFMG, 2004.

SÜSSEKIND, F. Tal Brasil, qual romance? Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.

VOLPI, J. La nueva narrativa hispánica de América (em más de 100 aforismos, casi tuits). Disponível em: http://www.nexos.com.mx/?P= leerarticulo&Article=2099498. Acesso em: 28 dez. 2012.

WHITMAN, W. Folhas de relva. São Paulo: Iluminuras, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.18.1.7-30

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Pedro Dolabela Chagas