Mito e sociedade na literatura latino-americana: Neruda, Carpentier, Bolaño
Resumo
Resumo: Discussão sobre a problemática identitária na literatura latino-americana: a sua associação oitocentista à representação da natureza e da paisagem social; a sua longa duração entre os séculos XIX e XX; a sua politização pela dicotomia entre a América Latina e o Centro representado pela Europa e pelos EUA. A construção da identidade como produção de mitos: como construção de passados úteis, valoração positiva ou negativa do presente, projeção de futuros possíveis. A presença do mito em Canto geral, de Pablo Neruda; a sua recusa em 2666, de Roberto Bolaño; discussão sobre as razões desta recusa: a concentração no presente em detrimento da projeção do futuro. Localização de um tensionamento embrionário do mito identitário em Os passos perdidos, de Alejo Carpentier: discussão sobre os termos de orientação deste tensionamento e a diferença que ele produzia em relação à história anterior do romance latino-americano. Sugestão do fechamento recente da época histórica dominada pela problemática identitária na narrativa latino-americana.
Palavras-chave: Pablo Neruda; Alejo Carpentier; Roberto Bolaño; romance latino-americano; mito e identidade.
Abstract: The problematic of identity representation in Latin- American literature: its 19th Century association to the representation of nature and the social landscape; its long duration in the 19th and 20th Centuries; its politicization through the dichotomy between Latin America and a Center represented by Europe and the USA. Identity construction as a production of myths: as a construction of usable pasts, as a positive or negative evaluation of the present, as a projection of possible futures. The presence of myth in Pablo Neruda’s Canto general; its rejection in Roberto Bolaño’s 2666; the possible reasons of this rejection: a concentration in the present in detriment of the future. Location of an embrionary tensioning of the identity myths already in Alejo Carpentier’s The lost steps: discussion of the guiding terms of that tensioning and the difference it produced in the history of the Latin-American novel. Suggestion of the recent closure of the historical epoch dominated by the problematic of identity in the Latin-American novel.
Keywords: Pablo Neruda; Alejo Carpentier; Roberto Bolaño; Latin-American novel; myth and Identity.
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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.18.1.7-30
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