Diálogos possíveis entre a metalexicografia e a teoria do hipertexto digital: um olhar para o gênero verbete

Halysson Oliveira Dantas

Resumo


Resumo: Este artigo mostra a relação entre estratégias usadas em dicionários escolares e enciclopédias digitais, especificamente em relação às remissivas ou links, que desempenham um importante papel em sua constituição. Assim, tomando por ponto de partida um verbete de um dicionário impresso e um artigo da Wikipédia, estabelecemos algumas comparações de modo a observar se se pode considerar um indício de transmutação do gênero verbete. Há que se considerar, pois, que atualmente vivenciamos um período de mudanças nas formas de interação com os textos, visto que as novas tecnologias nos impelem a transcender o simples folhear do papel, ou o movimento sacádico dos olhos entre as palavras, para a visualização difusa das informações que aparecem na tela do computador. Assim é que, com base nos conceitos metalexicográficos e hipertextuais, acreditamos que há um relacionamento extremamente relevante entre os links e as remissivas, que pode explicar o desenvolvimento de estratégias específicas de consulta, tanto em meio digital quanto impresso. No entanto, ainda não podemos precisar se isso se configura como uma reelaboração de gêneros.
Palavras-chave: Verbete; reelaboração de gêneros; hipertexto digital.

Abstract: This article shows the relationship between strategies used in learner’s dictionaries and online encyclopedias, specifically in relation to cross-references or links, which play an important role in its constitution. Thus, taking as a starting point of a dictionary entry form and an Wikipedia article, we establish some comparisons in order to see if it can be considered a sign of transmutation of the genre entry. One must consider, therefore, that currently we live an age of changes in the forms of interaction with the texts as new technologies compel us to transcend the simple sheet of paper, or saccadic eye movement between words, for viewing diffuse the information that appears on the computer screen. So that, based on the metalexicography and hypertext concepts, we believe that there is an extremely important relationship between the links and cross-references, which may explain the development of specific strategies for consultation, both in digital and paper. What, however, we can’t yet specify whether configured as a transmutation of genres.
Keywords: Entry; transmutation; hypertext.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Júlio César. Os gêneros digitais e os desafios de alfabetizar letrando. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 46, p. 79-92, jan./jun. 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

FERREIRA, Aurélio B. de H. Dicionário Aurélio Júnior:dicionário escolar da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2005, p. 131.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. A questão do suporte dos gêneros textuais. DLCV: Língua, Linguística e Literatura, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 9-40, 2002.

MARTÍN, Maria del Carmem Ávila. El diccionario en el aula: sobre los diccionarios escolares destinados a la enseñanza y aprendizaje del español como lengua materna. Granada: Ed. Universidad de Granada, 2000.

MORKOVKIN, Valery V. Fundamentos teóricos de la lexicografía docente contemporánea. Actas del IV Congreso internacional EURALEX 90, 1992, 359-368.

PONTES, A. L. Estudo de quatro dicionários monolíngues para estrangeiros. Projeto de Pesquisa do Colegiado de Letras. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2007.

SOARES, Magda B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, 2002, p. 143-160.

WELKER, Herbert A. Introdução à lexicografia. Brasília: Thesaurus, 2004.

Wikipédia, a Enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia. org/wiki/Base. Acesso em: 10 jun. 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.18.2.203-217

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Halysson Oliveira Dantas