Dominando a imagem: funções da pintura na narrativa

Sophie Bertho

Resumo


Este artigo tem por objetivo examinar as referências ao pictural na literatura e, especialmente, definir as funções da presença do quadro de pintura na narrativa. Com base na obra de Marcel Proust, À la Recherche du temps perdu, são analisadas as referências à pintura para se definir quatro tipos de função: psicológica, retórica, estrutural e ontológica, que são exemplificadas com excertos de Proust e comparadas a outras obras da literatura francesa. Conclui-se que as diferentes funções que a referência ao pictural exerce em um romance se distinguem por operarem no nível da recepção ou da produção, sendo que a função ontológica, a mais complexa, ultrapassa essa distinção e atinge o metadiscurso, revelando em uma outra arte, a pintura, a essência da arte primeira, a literatura.   

This essay investigates the pictorial references in literature and especially defines the role of the presence of paintings in the narrative. These pictorial references are analyzed in order to define four types of functions: psychological, rhetorical, structural and ontological, which are exemplified with Proust excerpts and compared to other works of French literature. The different functions of the pictorial references are operating in the novel at reception or production level, and by Proust the ontological function, more complex, beyond this distinction reaches metadiscourse, revealing in another art, painting, the essence of the first art, literature.  


Palavras-chave


arte; pintura; Marcel Proust; art; painting

Texto completo:

PDF

Referências


AMOSSY R.; ROSEN, E. Les Discours du clichê. Perpignan: CDU, SEDES, 1982. p. 66-82.

BAL, M. Mise en abîme et iconicité, Littérature, n. 29, p. 116-128, fev. 1978.

BARTHES, R. Une idée de recherche. In: GENETTE, G.; TODOROV, T. (Éd.). Recherche de Proust. Paris: Seuil, 1980. p. 34-39.

BONNEFOY, Y. Un rêve fait à Mantoue. Paris: Mercure de France, 1967.

BOYER, P. Le Petit Pan de mur jaune. Paris: Seuil, 1987.

BUTOR, M. Le Port de Carquehuit. In: BUTOR, M. Répertoire II. Paris: Minuit, 1964. p. 265-281.

DÄLLENBACH L. Le Récit spéculaire. Essai sur la mise en abyme. Paris: Seuil, 1977.

DELEUZE, G. Proust et les signes. Paris: P.U.F., 1964.

DIETERLE, B. Erzählte Bilder. Zum narrativen Umgang mit Gemälden. Marburg: Hitzeroth, 1988.

FLAUBERT, G. Madame Bovary. Paris: Garnier-Flammarion, 1966.

FROMENTIN, E. Les Maîtres d’autrefois. Paris: Plon, 1914.

GENETTE, G. Mimologiques. Paris: Seuil, 1976.

GENETTE, G. Proust palimpseste. In: GENETTE, G. Figures. Paris: Seuil, 1966. p. 39-67.

GUILLERM. J.-P. Le Goût de la peinture. In: GUILLERM. J.-P. (Éd.). Des mots et des couleurs II. Lille: Presses Universitaires de Lille, 1986.

HENRY, A. Marcel Proust, Théories pour une esthétique. Genève: Klincksieck, 1981. p. 285-302.

JOHNSON, L. M. The Metaphor of Painting, Essays on Baudelaire, Ruskin, Proust and Pater. Ann Arbor: VMI Research Press, 1980.

KIBEDI VARGA, A. Discours, récit, image. Bruxelles: Mardaga, 1989.

KIBEDI VARGA, A. Un métadiscours indirect: le discours poétique sur la peinture. CRIN: La littérature et ses doubles, Amsterdam, Atlanta, n.13, p. 19-34, 1985.

MALABOU, C. Peindre la mer par l’autre sens: Proust et Elstir. Word and Image, v. 4, n.1, p. 195-199, janvier-mars 1988.

METEZER, F. Salomé and The Dance of Writing. Chicago-Londres: University of Chicago Press, 1987.

PLEYNET, M. Regarder l’art moderne (La Recherche). Cahiers du Musée national d´art moderne. Paris, Centre Pompidou, n. 24, p. 97-112, été 1988.

PROUST, M. À la Recherche du temps perdu. Paris: Gallimard, 1954. v. I, II, III. (LColl. de la Pléiade)

ROUDAUT, J. Une ombre au tableau. Rennes: Ubacs, 1988.

STEINER, W. Pictures of Romance. Chicago-Londres: University of Chicago Press, 1988.

ZOLA, E. L’Assomoir. Paris: Gallimard, 1960. (La Pléiade)




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.20.1.109-124

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Sophie Bertho