A representação do fantástico maravilhoso na literatura de Mário Cláudio / The wonderful fantastic representations in the literature of Mário Cláudio

Daniel Vecchio Alves

Resumo


Resumo: Neste estudo, observa-se que a representação do maravilhoso fantástico fundamentada pelo imaginário de heróis, prodígios e bestiários contribui para o grande questionamento histórico-sociológico que por essência constitui parte da produção literária de Mário Cláudio: a alienante existência da humanidade que a distancia de sua essência plural e, conseqüentemente, de sua essência criativa. Nessa estratégia de representação, o fantástico maravilhoso que atua sobre o imaginário da tripulação de personagens de Mário Cláudio é significativa em termos de memória e identidade porque implica, sobretudo, um reposicionamento historiográfico, pelo viés cultural do tratamento de episódios históricos, um reposicionamento literário, pela forma complexa que sua narrativa manifesta tais imaginários, e, por último, um reposicionamento sociológico, pelo alto teor crítico em que a presente imagem da mentalidade da nação é colocada, pois tudo se passa como se muitos de seus personagens fossem cegos, acostumados ao pequeno e imaginário mundo que os circunda.

Palavras-chave: Portugal; imaginário; narrativa; história.

Abstract: In this study, is observed that the representation of the fantastic fantastic based on the imaginary of heroes, prodigies and bestiaries contributes to the great historical-sociological questioning that is essentially part of the literary production of Mário Cláudio: the alienating existence of humanity that at distance its plural essence and, consequently, its creative essence. In this strategy of representation, the marvelous acting on the imagery of the character crew of Mário Cláudio is significant in terms of memory and identity because it mainly implies a historiographical repositioning, the cultural bias of the treatment of historical episodes, a literary repositioning , by the complex form that his narrative manifests such imaginaries, and, finally, a sociological repositioning, by the high critical content in which the present image of the mentality of the nation is put, since everything happens as if many of its personages were blind, accustomed to the small and imaginary world that surrounds them.

Keywords: Portugal; imaginary; narrative; history.


Palavras-chave


Portugal; imaginário; narrativa; história; imaginary; narrative; history.

Texto completo:

PDF

Referências


CLÁUDIO, Mário. A Ilha de Oriente (Teatro). Lisboa: Quetzal Editores, 1989.

CLÁUDIO, Mário. Itinerários (Contos). Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.

CLÁUDIO, Mário. Peregrinação de Barnabé das Índias. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

CLÁUDIO, Mário. Oríon. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2003.

CLÁUDIO, Mário. Tocata para dois clarins. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2010.

FURTADO, Filipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.

LOURENÇO, Eduardo. O Labirinto da Saudade. Psicanálise Mítica do Destino Português. 2. ed. São Paulo: Publicações Dom Quixote, 1989.

LOURENÇO, Eduardo. Mitologia da saudade: seguido de Portugal como destino: dramaturgia cultural portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

MACHADO, Álvaro Manuel. Dicionário de Literatura Portuguesa. Lisboa: Editorial Presença, 1996.

MONTEIRO, José Sousa Monteiro. Vasco da Gama (A psychologia d’um heroe). Revista Portugueza Colonial e Maritima, Lisboa, v. 2, 1898.

REAL, Miguel. Nova Teoria do Sebastianismo. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2013.

REAL, Miguel. O Romance Português Contemporâneo. Alfragide: Editorial Caminho, 2012.

ROAS, David. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Tradução Julián Fuks. São Paulo: Editora Unesp, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.38.59.71-87

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Daniel Vecchio Alves

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.