Revista do Centro de Estudos Portugueses

Revista do Centro de Estudos Portugueses, criada em 1979, é o mais antigo periódico em atividade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), estando vinculada desde sua origem ao  Centro de Estudos Portugueses. Trata-se de uma publicação semestral, com avaliação de pares, que tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. Destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica estritamente sobre a literatura portuguesa.

 

Revista do Centro de Estudos Portugueses, established in 1979, is the oldest journal in activity at the School of Lettersof the Federal University of Minas Gerais (Brazil), being linked from its origin to the Center for Portuguese Studies. It is a peer-reviewed biannual journal that aims to promote theoretical, critical and essayistic production in the field of Portuguese Literature, giving the opportunity for researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the qualified debate in this area of study. The journal stands out as one of the rare Brazilian periodicals focused strictly on Portuguese literature.

Qualis B2, área de Letras e Linguística, ano base de 2015.

Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

Free of charge.


Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÕES - 2º semestre de 2022

 
Neste ano de 2022, em que se comemora o centenário de nascimento de Agustina Bessa-Luis, a Revista do Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, propõe a publicação de um Dossiê dedicado a acolher artigos, ensaios e recensões críticas sobre a obra desta autora seminal que foi saudada por António José Saraiva como "o segundo milagre do século XX português, depois de Pessoa", que "será reconhecida quando, com a distância, se puder medir toda a sua estatura, como a contribuição mais original da prosa portuguesa para a literatura mundial, ao lado do brasileiro Guimarães Rosa".     

Organização:

Isabel Ponce de Leão (U. Fernando Pessoa/Porto)
Renata Soares Junqueira  (UNESP-Araraquara)
Silvana Pessôa de Oliveira  (UFMG) 

Data-limite para envio de originais: 30/09/2022
 
Publicado: 2022-05-10
 
Outras notícias...