Revista do Centro de Estudos Portugueses

Revista do Centro de Estudos Portugueses, criada em 1979, é o mais antigo periódico em atividade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), estando vinculada desde sua origem ao  Centro de Estudos Portugueses. Trata-se de uma publicação semestral, com avaliação de pares, que tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. Destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica estritamente sobre a literatura portuguesa.

 

Revista do Centro de Estudos Portugueses, established in 1979, is the oldest journal in activity at the School of Lettersof the Federal University of Minas Gerais (Brazil), being linked from its origin to the Center for Portuguese Studies. It is a peer-reviewed biannual journal that aims to promote theoretical, critical and essayistic production in the field of Portuguese Literature, giving the opportunity for researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the qualified debate in this area of study. The journal stands out as one of the rare Brazilian periodicals focused strictly on Portuguese literature.

Qualis B2, área de Letras e Linguística, ano base de 2015.

Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

Free of charge.



Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÕES - 1º semestre de 2022

 

A imprensa periódica voltada para literatura, artes e cultura de língua portuguesa sedimentou-se no século XIX, mas desenvolveu-se de maneira significativa na viragem do século XIX para XX, devido ao crescimento do número de leitores, à crescente apetência informativa desse público, ao desenvolvimento de técnicas inovadoras de impressão e ao fato de as revistas e jornais terem se transformado em suportes privilegiados para a criação, difusão e debate de ideias artísticas e culturais. Contemporaneamente, a digitalização e a disponibilização desses materiais em acervos e hemerotecas tem contribuído para a ampliação das reflexões sobre as relações entre a literatura e a imprensa. O objetivo deste dossiê será propor uma reflexão acerca do papel que cumpriram e ainda cumprem tais publicações no campo literário, ainda que atento ao horizonte do campo artístico e intelectual em que se inserem, que envolve inevitavelmente também o campo político. Nesse sentido, abordar-se-á não só a produção literária e cultural no âmbito da imprensa periódica, mas também as redes de intelectuais e de sociabilidade que se formaram e transitaram em tais meios, do século XIX à contemporaneidade.

Dada a importância destes suportes no campo dos estudos literários, convidamos os pesquisadores e estudiosos das relações entre literatura e imprensa a enviarem contribuições para o próximo dossiê da Revista do Centro de Estudos Portugueses, da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Data-limite para envio de artigos: 30 de abril de 2022.

Clique aqui para ler as normas editoriais da Revista.

 

Organizadores deste número:

Helder Garmes (USP)

Raquel Madanêlo (UFMG)

Roberta Franco (UFMG) 

 
Publicado: 2021-10-20
 
Outras notícias...