Cine-Poema: a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen no filme de João César Monteiro

Ana Catarina Pereira

Resumo


Resumo: “O poeta é levado a buscar a justiça.” As palavras de Sophia de Mello Breyner, pronunciadas no documentário com que João César Monteiro inicia a sua filmografia, revelam a responsabilidade social com que ambos os artistas – cineasta e poetisa – encararam o percurso e posições públicas assumidas, ainda que em estilos claramente distintos. Sophia, filme que ocupa um lugar de destaque no Novo Cinema Português e que vem dar nome aos Prémios da Academia Portuguesa de Cinema, é a obra em análise no presente artigo. Reflectindo sobre o diálogo estabelecido entre os dois lados da câmara e a assumida vontade do realizador em buscar uma essência do Cinema, tentaremos identificar o modo como o espaço é filmado, na sua relação com a personagem e com o tipo de documentário resultante.

Palavras-chave: Sophia, Hans Gumbrecht, presença, espaço.

Abstract: “The poet is brought to seek justice.” The words of Sophia de Mello Breyner, pronounced in the documentary with which João César Monteiro begins his filmography, reveal the social responsibility with which both artists – the filmmaker and the poet - faced the course and assumed public positions, even though in distinctly different styles. Sophia, a film that occupies a prominent place in the New Portuguese Cinema and that is now used by the Prizes of the Portuguese Film Academy, is the work in analysis in the present article. Reflecting on the dialogue established between the two sides of the camera and the director’s willingness to pursue an essence of cinema, we will try to identify the way space is filmed, its relationship to the character and the type of documentary that comes up.

Keywords: Sophia, Hans Gumbrecht, presence, space.


Palavras-chave


Hans Gumbrecht, presença, espaço, instigação.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRESEN, S. Obra poética. Porto: Assírio & Alvim, 2015.

AUSTIN, J. L. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1986.

DELEUZE, G. A imagem-movimento. Cinema 1. Trad. Sousa Dias. Lisboa: Documenta, 2016.

ESSLIN, M. The field of drama: How the signs of drama create meaning on stage and screen. London: Melthuen London, 1987.

GAINES, E. Communication and the semiotics of space. Journal of Creative Communications, New Delhi, v. 1, n. 2, p. 173-181, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/097325860600100203 Disponível em: http://www.wright.edu/~elliot.gaines/space.pdf. Acesso em: 2 jul. 2018.

GUMBRECHT, H. U. Produção de presença. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2010.

HALL, E. T. A linguagem silenciosa. Trad. Manuela Paraíso. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 1994.

HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Marcia Schuback. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

LE CORBUSIER. L’espace indicible. L’Architecture d’Aujourd’Hui, 1945. Disponível em: http://www.philo52.com/articles.php?pg=1739. Acesso em: 7 jul. 2018.

NICHOLS, B. Introduction to documentary. Bloomington: Indiana University Press, 2010.

RAMOS, J. L. Dicionário do Cinema Português 1962-1988. Lisboa: Editorial Caminho, 1989.

RANCIÈRE, J. A fábula cinematográfica. Trad. Luís Lima. Lisboa: Orfeu Negro, 2014.

ROBERTS, E.; AMIDON, E. (Org.). Earth prayers. San Francisco: HarperOne, 2009.

SANTOS, J. C. Entrevista com João César Santos. O Tempo e o Modo, Lisboa, n. 69/70, p. 403-410, mar./abr. 1969. Entrevista conduzida por Denis Cintra. Disponível em: http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=09524.052#!1. Acesso em: 19 jul. 2018.

Filmografia de João César Monteiro

Sophia, 1969, Portugal

Recordações da casa amarela, 1989, Portugal

A comédia de Deus, 1995, Portugal

Branca de Neve, 2000, Portugal




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.38.60.173-187

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Ana Catarina Pereira

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.