O que é uma ânfora?

Caio Gagliardi

Resumo


Resumo: Este ensaio propõe uma análise do texto “Arte poética I”, de Sophia Andresen, cuja imagem fundamental, da “ânfora”, é tomada como elemento-chave para a compreensão de sua visão poética. Além da associação com outros autores, principalmente Hiromi Kawakami e Clarice Lispector, a interpretação desse objeto simbólico vale-se diretamente dos ensaios O respeito ou o olhar atento (2006), de Josep Esquirol, e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” (1936), de Walter Benjamin.

Palavras-chave: Sophia Andresen, arte poética, Walter Benjamin, aura.

Abstract: This essay proposes an analysis of the text “Art of Poetry I” by Sophia Andresen, whose fundamental image of the “amphora” is taken as a key element for the understanding of her poetic vision. In addition to the association with other authors, especially Hiromi Kawakami and Clarice Lispector, the interpretation of this symbolic object is directly based on the essay Respect or the watchful eye (2006), by Josep Esquirol, and Walter Benjamin’s “The Work of Art in the Era of Its Technical Reproducibility” (1936).

Keywords: Sophia Andresen, ars poetica, Walter Benjamin, aura.


Palavras-chave


Sophia Andresen, arte poética, Walter Benjamin, aura; ars poetica, Walter Benjamin, aura.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Obra poética III. Lisboa: Editorial Caminho, 1996.

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Poemas escolhidos. Org. Vilma Arêas. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Poesia e realidade. Colóquio – Revista de Artes e Letras, Lisboa, n. 8, p. 53-54, abr. 1960.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. Pref. Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011.

COELHO, Eduardo Prado. Sophia, a lírica e a lógica. In: ______. A mecânica dos fluidos: literatura, cinema, teoria. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1984.

ESQUIROL, Josep M. O respeito ou o olhar atento: uma ética para a era da ciência e da tecnologia. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GALVÃO, Donizete. Mundo mudo. São Paulo: Nankin Editorial, 2003.

HÖRSTER, Maria António; SILVA, Maria de Fátima. Sophia na Grécia, evocando Fernando Pessoa. Nuntius Antiquus, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 59-84, ago. 2017.

KAWAKAMI, Hiromi. A valise do professor. Trad. Jefferson José Teixeira. São Paulo: Estação Liberdade, 2012.

LISPECTOR, Clarice. Amor. In: ______. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LOURENÇO, Eduardo. Para um retrato de Sophia. In: ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Antologia. Lisboa: Moraes Editores, 1978.

MARTINHO, F. J. B. Sophia lê Pessoa. Persona, Porto, n. 7, p. 26-29, 1982.

MELO NETO, João Cabral de. O ovo de galinha. In: ______. Obra completa (Serial). Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.

NERUDA, Pablo. Odes elementares. Luís Pignatelli. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1977.

PESSOA, Fernando. Erostratus. In: Lind, Georg Rudolf; Coelho, Jacinto do Prado (Ed.). Páginas de estética e de teorias literárias. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1966.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. Ed. Richard Zenith. Porto: Assírio e Alvim, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.38.60.13-24

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Caio Gagliardi

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.