Retratos femininos em ciclo ficcional de Fernanda Botelho: vozes narrativas e atmosfera de melancolia / Female Portraits in Fernanda Botelho’s Fictional Cycle: Narratives Voices and Melancholy Atmosphere

José Cândido de Oliveira Martins

Resumo


Resumo: Fernanda Botelho (1926–2007) é autora de uma obra ficcional marcada pela originalidade em vários aspectos, que se estende por cerca de meio século, embora se conta entre as escritores contemporâneas injustamente esquecidas. No ciclo ficcional de Fernanda Botelho da década de 1990, dotado de afinidades diversas – Festa em Casa de Flores (1990), Dramaticamente vestida de negro (1994) e As Contadoras de histórias (1998) –, a escritora detém-se na análise de significativa galeria de figuras femininas e em algumas das questões envolventes, num quotidiano dominado por uma banalidade inquietante: ponto de vista e consciência crítica; psicologia e identidade; relações interpessoais e condição social; sentimentos de angústia e papel da memória; ambiguidade e inconformismo ético-social; manifestações de humor e de ironia.

Palavras-chave: Fernanda Botelho; retratos de mulheres; ironia; angústia; melancolia.

Abstract: Fernanda Botelho (1926–2007) is the author of a fictional work marked by originality in many respects, which spans about half a century, although it is among the unjustly forgotten contemporary writers. In Fernanda Botelho’s fictional cycle of the 1990s, endowed with different affinities – Festa em Casa de Flores (1990), Dramaticamente vestida de negro (1994) and As Contadoras de histórias (1998) –, the writer focuses on the analysis of significant gallery of female figures and some of the surrounding issues, in a daily life dominated by a disturbing banality: point of view and critical awareness; psychology and identity; interpersonal relationships and social condition; feelings of anguish and role of memory; ambiguity and ethical-social non-conformism; manifestations of humor and irony

Keywords: Fernanda Botelho; portraits of women; irony; anguish; melancholy.


Palavras-chave


Fernanda Botelho; retratos de mulheres; ironia; angústia; melancolia; portraits of women; irony; anguish; melancholy.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO FILHO, Leodegário A. Fernanda Botelho: o labirinto em forma de romance, Colóquio/Letras, Lisboa, v. 49, p. 34-40, 1979.

BESSE, Maria Graciete. Littérature Portugaise. Aix-en-Provence: Édisud, 2006.

BOTELHO, Fernanda. Lourenço é nome de jogral. Lisboa: Bertrand, 1971.

BOTELHO, Fernanda. Festa em casa de flores. Lisboa: Contexto, 1990.

BOTELHO, Fernanda. Dramaticamente vestida de negro. Lisboa: Presença, 1994.

BOTELHO, Fernanda. As contadoras de histórias. Lisboa: Presença, 1998.

BUCI-GLUCKSMANN, Christine. Le cogito mélancolique de la modernité. Maganzine Littéraire, Paris, (dossiê “Les Écrivains et la Mélancolie”), v. 8, p. 50-53, out-nov., 2005.

COELHO, Eduardo Prado. O cálculo das sombras. Lisboa: Asa, 1997.

COMPAGNON, Aintoine. La Littérature, pour quoi faire?. Paris: Collège de France; Fayard, 2007. Doi: https://doi.org/10.4000/books.cdf.522

ECO, Umberto. Seis passeios no bosque da ficção. Lisboa: Difel, 1997.

FINKIELKRAUT, Alain (dir.). Ce Que peut la littérature. Paris: Gallimard, 2008.

MACHADO, Álvaro Manuel. A novelística portuguesa contemporânea. Lisboa: Biblioteca Breve; ICLP, 1984.

MAGALHÃES, Isabel Allegro de. O sexo dos textos e outras leituras. Lisboa: Caminho, 1995.

MIRANDA, M. João Braz Martins. A problemática das personagens femininas no segundo ciclo da obra romanesca de Fernanda Botelho. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Portuguesa, Funchal, 2004.

NUSSBAUM, Martha. Poetic Justice. The Literary Imagination and Public Life. Boston: Beacon Press, 1995.

ROUGEMONT, Dennis de. O amor e o ocidente. Lisboa: Moraes, 1982.

SCRUTON, Roger. As vantagens do pessimismo. Lisboa: Quetzal, 2011.

SEIXO, Maria Alzira. Outros erros, ensaios de literatura. Porto: Asa, 2001.

STAROBINSKI, Jean. L’Encre de la mélancolie. Paris: Éd. du Seuil, 2012.

STEINER, Georges. Dez razões (possíveis) para a tristeza do pensamento. Lisboa: Relógio d’Água, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.39.61.71-86

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 José Cândido de Oliveira Martins

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.