A voz feminina: um badalar de sensatez n’A casa da cabeça de cavalo The Female Voice: A Chime of Wisdom in The House of the Horse’s Head Aldini

Aldinida Medeiros, Michelle Thalyta Cavalcante Alves Pereira, Jaqueline Veira de Lima

Resumo


Resumo: Trata-se de uma leitura d’A casa da cabeça de cavalo (1996), de Teolinda Gersão, romance que apresenta um jogo de histórias contadas por alguns habitantes invisíveis de uma casa que tem como marca uma cabeça de cavalo. A partir destas vozes narrativas sobre os familiares de Duarte Augusto, memórias são repassadas de geração a geração. Nossa leitura destaca a voz de Maria Badala, que se distingue daquele conjunto pela forma e força de expressar suas opiniões. O objetivo do estudo é mostrar a determinação e a sensatez desta voz feminina que ecoa em meio a uma sociedade completamente patriarcal e conservadora, na qual a mulher sofre a imposição de uma condição de inferioridade pela supremacia machista. O trabalho com este romance foi desenvolvido no Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus), em projeto de Iniciação Científica. A metodologia é embasada em estudos narratológicos, por compreender-se que Narratologia e Estudos de Gênero constituem um aparato teórico a dar mais valia à análise do texto literário. Enquanto pesquisa bibliográfica, utilizamos estudos e ensaios de Constância Lima Duarte (2019), Gayatri Chakravorty Spivak (2010), Heloísa Buarque de Hollanda (1994), Lucia Osana Zolin (2009), Maria de Fátima Marinho (1999), dentre outros.
Palavras-chave: romance português; Teolinda Gersão; voz feminina; questões de gênero.


Abstract: We present a reading of The house of the horse’s head (1996), by Teolinda Gersão, a novel that presents a game of stories told by some invisible inhabitants of a house that has a horse’s head as its mark. Based on these narrative voices about Duarte Augusto’s family members, memories are passed on from generation to generation. Our reading highlights the voice of Maria Badala, who is distinguished from that group by the form and strength of expressing her opinions. The objective of the study is to show the determination and the wisdom of this female voice that echoes in the midst of a completely patriarchal and conservative society, in which women suffer the imposition of an inferiority condition by male supremacy. The work with this novel was developed in the Interdisciplinary Group of Lusophone Literary Studies (GIELLus), in a Scientific Initiation project. The methodology is based on narratological studies, as it is understood that Narratology and Gender Studies constitute a theoretical apparatus that gives added value to the analysis of the literary text. As a bibliographic research, we use studies and essays from Constância Lima Duarte (2019), Gayatri Chakravorty Spivak (2010), Heloísa Buarque de Hollanda (1994), Lucia Osana Zolin (2009), Maria de Fátima Marinho (1999), among others.
Keywords: portuguese novel; Teolinda Gersão; female voice; gender issues.


Palavras-chave


romance português; Teolinda Gersão; voz feminina; questões de gênero; portuguese novel; female voice; gender issues

Texto completo:

PDF

Referências


DUARTE, C. L. Feminismo: uma história a ser contada. In: HOLLANDA, H. B. (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019.

GERSÃO, T. A casa da cabeça de cavalo. Lisboa: Dom Quixote, 1996.

HOLLANDA, H. B. Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura-gênero plural. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

MARINHO, M. de F. O Romance Histórico em Portugal. Porto: Campo das Letras, 1999.

MEDEIROS, A. Mulheres no romance histórico contemporâneo português. Curitiba: Appris, 2019.

PERROT, M. Minha história das mulheres. Tradução de Ângela M. S. Corrêa. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

POLESSO, N. B; ZINANI, C. J. A. Da margem: a mulher escritora e a história da literatura. Métis: história & cultura, v. 9, n. 18, p. 99-112, 2010. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/998>. Acesso em: 16 nov. 2020.

SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

VIEIRA, M. C. O universo feminino n’A esmeralda partida de Fernando Campos. Algés: Difel, 2002.

ZOLIN, L. O. Crítica Feminista. In: BONICCI, T.; ZOLIN, L. O. (Org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: Eduem, 2009, p. 217-242.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.41.66.35-147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Aldinida Medeiros, Michelle Thalyta Cavalcante Alves Pereira, Jaqueline Veira de Lima

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.