Vozes que se transformam em lápis — um pensar sobre Não é meia noite quem quer, de António Lobo Antunes/ Voices that turn into pencils — a thinking about Não é meia noite quem quer, by António Lobo Antunes

Cid Bylaardt

Resumo


Resumo: Este ensaio busca mostrar como Lobo Antunes conduz a escritura da memória de uma família em Não é meia noite quem quer. A personagem-enunciadora que tenta reconstruir os fatos passados escreve ao desamparo, sem reconhecer direito os seres e os objetos e sem ser reconhecida por eles, resultando assim em reiterações, fragmentações, interrupções, tornando o relato claudicante, repetitivo. As vozes falam e silenciam incessantemente, mas não sabem o que dizem, não conseguem afirmar. Assim, mais uma vez, o romance de Lobo Antunes nos leva a um espaço ficcional em que chegadas, despedidas, partidas se confundem e nos confundem, configurando-se como narrativa do indecidível.

Palavras-chave: romance contemporâneo, Lobo Antunes, memória, escritura


Abstract: This essay seeks to show how Lobo Antunes conducts the writing of a family’s memory in the novel Não é meia noite quem quer. The enunciator-character who tries to reconstruct past events writes helplessly, without properly recognizing beings and objects and without being recognized by them, which results in reiterations, fragmentations, interruptions, making the report lame, repetitive. The voices speak and silence incessantly, but they do not know what they are saying, they can’t assert anything. Thus, once again, Lobo Antunes’ novel takes us to a fictional space in which arrivals, farewells and departures are confused and confuse us, which configures it as a narrative of the undecidable.

Keywords: contemporary novel, Lobo Antunes, memory, writing


Palavras-chave


romance contemporâneo, Lobo Antunes, memória, escritura; contemporary novel; memory; writing.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, António Lobo. Não é meia noite quem quer. Lisboa: Dom Quixote, 2012.

ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó, in Obra Completa vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 2008.

BLANCHOT, Maurice. L’écriture du désastre. Paris: Gallimard, 2003.

BLANCHOT, Maurice. L’éntrétien infini. Paris: Gallimard, 2012.

BLANCHOT, Maurice. Le livre à venir. Paris: Gallimard, 1998.

BLANCHOT, Maurice. L’espace littéraire. Paris: Gallimard, 1999.

CHAR, René. Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1983.

DIDI-HUBERMAN. Écorces. Paris: Les Éditions de Minuit, 2012.

DIDI-HUBERMAN. Images malgré tout. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.

DIDI-HUBERMAN. Ce que nous voyons, ce qui nous regarde. Paris: Les Éditions de Minuit, 1992.

FARIA, Ângela Beatriz de Carvalho. “A (im)possibilidade de dar corpo ao passado em Não é meia noite quem quer, de António Lobo Antunes”. In Revista do CESP, Belo Horizonte, v.34, n.52, p. 103-116, 2014.

JOYCE, James. Ulysses. London: Penguin Classics, 2000.

MACHADO. Esaú e Jacó. Obras completas, vol. I. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 2008.

SARTRE, Jean-Paul. Qu’est-ce que la littérature? Paris: Gallimard, 1967.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.42.67.317-332

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Cid Ottoni Bylaardt

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.