Eugénia e Silvina, os meios da transgressão/ Eugénia e Silvina, the Means of Transgression

Antero Barbosa

Resumo


Resumo: Consagrado em Portugal com a publicação da obra de Eça de Queirós O crime do padre Amaro (1875) – como o fora antes em França com Teresa Raquin (1867) de Zola –, o Naturalismo é, porventura, a corrente literária mais afrontada e controvertida, dada como morta em França e com direito a funerais logo a 20 de março de 1891, em conferência pública de Léon Bloy, e definitivamente morta em Portugal com a publicação, em 1919, de Terras do demo de Aquilino Ribeiro. O presente artigo tem por principal objetivo comprovar que a corrente naturalista, numa das suas vertentes de oposição e caricatura, o romance faceto de Camilo consubstanciado nas obras Eusébio Macário (1879) e A corja (1880), permanece e perdura mais de cem anos, vindo a confirmar a sua viabilidade na obra Eugénia e Silvina (1989) de Agustina Bessa-Luís.
Palavras-chave: Naturalismo; Camilo; Agustina: Eugénia e Silvina; Romance faceto.

Abstract: Consecrated in Portugal with the publication of the work of Eça de Queirós O crime do padre Amaro (1875) – as it had been before in France with Teresa Raquin (1867) by Zola – Naturalism is perhaps the most affronted and controversial literary current, given as died in France and entitled to a funeral on March 20, 1891, in a public conference by Léon Bloy, and definitively dead in Portugal with the publication, in 1919, of Terras do demo by Aquilino Ribeiro. The main objective of 8 Rev. Cent. Estud. Port, Belo Horizonte, v. 42, n. 68, p. Section 1-23, 2022 this article is to prove that the naturalist current, in one of its aspects of opposition and caricature, Camilo’s facet novel embodied in the works Eusébio Macário (1879) and A corja (1880), remains and lasts for over a hundred years, confirming its viability in the work Eugénia e Silvina (1989) by Agustina Bessa-Luís. Keywords: Naturalism; Camilo; Agustina: Eugénia e Silvina; Facet romance


Palavras-chave


Naturalismo; Camilo; Agustina: Eugénia e Silvina; Romance faceto; Naturalism; Facet romance.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.42.68.154-170

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