O eu e o mundo: a inconstância do retrato drummondiano// Me and the world: the inconstancy of the drummondian portrait

João Vitor Sanchez

Resumo


Resumo: Este artigo estabelece a relação existente entre a poesia e o retrato drummondiano. O eu lírico posto em questão oscila entre a sua perplexidade com o mundo e o tratamento de suas próprias feições individuais. Essas duas faces distintas parecem guardar compartimentos uma na outra. Eu e o Mundo – erigidos lado a lado a partir de um contínuo movimento que os aproxima e os afasta numa espécie de simbiose espontânea e inconstante. “Poema de sete faces”, publicado em 1930, em Alguma poesia, é analisado como objeto especialmente oportuno à reflexão de alguns desses fundamentos presentes na postura estabelecida pelo poeta diante do seu retrato. Analisaremos de modo esparso cada uma das estrofes, atentando-se especialmente para a inconstância do Eu retratado que ora se vê, ora se exclui. Ora se outorga, ora se nega. Alguns dos símbolos destacados para compreensão desse retrato são: a insuficiência e a inconformidade desse sujeito gauche que não se sente pronto para o que veio – ao Mundo.
Palavras-chave: Drummond; Gauche; Retrato; Poesia.


Abstract: This article establishes the relationship between poetry and the Drummondian portrait. The lyric self in question oscillates between his perplexity with the world and the treatment of his own individual features. These two distinct faces seem to keep compartments in each other. I and the World – built side by side from a continuous movement that brings them together but also pushes them apart in a kind of spontaneous and fickle symbiosis. “ Poema de sete faces”, published in 1930 in Alguma poesia, is analyzed as a privileged object to observe these fundamental movement in the posture of the poet in front of his portrait. We will analyze each of the stanzas in a sparse manner, paying special attention to the inconstancy of the portrayed speaker, which is sometimes seen, sometimes excluded. Sometimes granted, sometimes denied. Some of the symbols that stand out for the understanding of this portrait are the insufficiency and the non-conformity of this gauche subject who does not feel ready for what he came for – the World.
Keywords: Drummond; Gauche; Portrait; Poetry.


Palavras-chave


Drummond; Gauche; Retrato; Poesia; Portrait; Poetry.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.55-72

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