Da sombra ao inacabamento: (auto)retrato e estética da desaparição em Evgen Bavcar e Donizete Galvão// From shadow to unfinishment: (self)portrait and aesthetics of disappeareance in Evgen Bavcar and Donizete Galvão

Rangel Gomes de Andrade

Resumo


Resumo: O poeta mineiro Donizete Galvão abre o livro O homem inacabado (2010) com um poema-dedicatória intitulado “Para Evgen Bavcar”, em que estabelece um diálogo com o trabalho e o pensamento do fotógrafo e filósofo esloveno Evgen Bavcar. A partir da menção explícita ao fotógrafo cego, propomos analisar os autorretratos de Bavcar em comparação com os poemas de Galvão em que, embora elíptica, é possível notar uma prática (auto)retratista. Na poesia de Galvão, o (auto)retrato é vincado pelo inacabamento, enquanto que, na fotografia de Bavcar, pela sombra. Ambos os recursos produzem o que denominamos de uma estética da desaparição, isto é, procedimentos que elidem o objeto de representação e jogam com as noções de presença e ausência do eu no poema e na imagem.
Palavras-chave: Donizete Galvão; Evgen Bavcar; poesia brasileira contemporânea; fotografia; autorretrato.


Abstract: Donizete Galvão, poet from Minas Gerais, opens the book O homem inacabado (2010) with a dedication-poem entitled “Para Evgen Bavcar”, in which he establishes a dialogue with the work and thought of the Slovenian photographer and philosopher Evgen Bavcar. Based on the explicit mention to the blind photographer, we propose to analyze Bavcar’s self-portraits in comparison with Galvão’s poems in which, although elliptical, it is possible to notice a (self)portrait practice. In Galvão’s poetry, the (self)portrait is marked by incompleteness, while in Bavcar’s photography, by shadow. Both resources produce what we call an aesthetics of disappearance, procedures that elide the object of representation and play with the notions of presence and absence of the self in the poem and in the image.
Keywords: Donizete Galvão; Evgen Bavcar; contemporary Brazilian poetry; photography; self-portrait.


Palavras-chave


Donizete Galvão; Evgen Bavcar; poesia brasileira contemporânea; fotografia; autorretrato; contemporary Brazilian poetry; photography; self-portrait.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, R. G.; VICENTE, A. L. Expressionismo e reificação: o corpo como espaço de resistência em O homem inacabado de Donizete Galvão. Texto Poético, v. 13, n. 23, p. 485–507, 2017. Disponível em: https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/423. Acesso em: 6 jun. 2023.

BARONI, R. F. Evgen Bavcar: autorretratos e as imagens-mancha. GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, v. 5, n. 1, 24 ago. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/163196. Acesso em: 27 mai. 2023.

BAVCAR, E. A luz e o cego. Benjamin Constant, n. 19, 2001. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/580. Acesso em: 28 mai. 2023.

BAVCAR, E. Memória do Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2003a.

BAVCAR, E. O corpo, espelho partido da história. Trad. Paulo Neves. In: NOVAES, A. (org.). O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003b. p. 175–190.

CENTRO DE FOTOGRAFIA. Evgen Bavcar: O que há entre o fotógrafo e a fotografia? 2020. Disponível em: https://foto.espm.br/evgen-bavcar-o-que-ha-entre-o-fotografo-e-a-fotografia/. Acesso em: 3 jun. 2023.

DERRIDA, J. Memórias de cego: o auto-retrato e outras ruínas. Trad. Fernanda Bernardo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., 2010.

FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. Trad. Marise M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978. (Problemas atuais e suas fontes, 3).

GALVÃO, D. O homem inacabado. São Paulo: Portal, 2010.

MAGALHÃES, F. O corpo performático de Evgen Bavcar. Revista de Educação, n. 16, p. 73–78, jun. 2004. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/287/270. Acesso em: 6 jun. 2023.

SONTAG, S. O heroísmo da visão. In: SONTAG, S. Sobre fotografia: ensaios. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 99-128.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.73-87

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Rangel Gomes de Andrade

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.