O (autor)retrato da melancolia pessoana: a deformação e o hematoma no Livro do desassossego// The (self-)portrait of Fernando Pessoa’s melancholy: the deformation and the bruise in The book of disquiet

Gabriel Pedro Lopes

Resumo


Resumo: Este artigo tem como foco analisar a maneira pela qual a deformação e o desfiguramento da autopercepção registrados no tecido pessoano abordado, o Livro do desassossego, engendram e subsidiam o senso de melancolia, vazio e tédio, isto é, a comunhão intima entre a forma descritiva que Bernardo Soares, semi-heterônimo de Pessoa, utiliza para apresentar seu retrato em face dos outros externos com os efeitos de sentido produzidos. Para isso, parte-se do método dedutivo a fim de consolidar as exposições propostas – no caso, buscam-se estudos acerca da melancolia, tédio e autorretrato para incidir, no rosto pessoano, conclusões retiradas das descrições selecionadas. Diante disso, a pesquisa constatou que Soares carrega um asco no contemplar-se, considerando-o como vil; implicitamente, revela-se a ideia de que a autoconsciência é solapadora ao ego. Portanto, a melancolia não é decorrência de se contemplar, mas, sim, implicação direta da consciência do Eu em seu lugar no mundo. Por fim, nota-se que a voz do texto arbitrariamente transmuta sua face aos moldes melancólicos (face esquálida e inexpressiva) ao passo que ressalta a potência dos externos (faces robustas e vívida), pontos descritivos que demonstram seu apequenamento e, por extensão, seu rombo interno. Na construção das referências, chamam-se Ferrari & Pizarro (2017) e Zenith (2011) na introdução do Livro para formular os itinerários da obra analisada; Didi-Huberman (1998) na visão sobre o rosto, retrato e suas demarcações simbólicas; Scliar (2003) e Svendsen (2006) na consolidação da melancolia e tédio e Lopes (2014), Anghel (2014) e outros na análise do corpus.
Palavras-chave: Livro do desassossego; Fernando Pessoa; Bernardo Soares; retrato; melancolia.


Abstract: This article focuses on analyzing the way that the deformation and disfigurement of self-perception registered in the work, The book of disquiet, engender and subsidize the sense of melancholy, emptiness and boredom; in other words, the intimate communion between the descriptive form that Bernardo Soares, Pessoa’s semi-heteronym, uses to outline his portrait in relation to others with the effects of meaning produced. For this, the deductive method is used to consolidate the proposed considerations. In view of this, the research found that Soares is disgusted with contemplating himself, considering it as vile act; implicitly, he reveals the idea that self-consciousness is ego-undermining. Therefore, melancholy is not a result of contemplating oneself, but rather a direct implication of the consciousness of the Ego in its place in the world. Finally, it is noted that the voice of the text arbitrarily transmutes its face into melancholic molds (squalid and inexpressive face) while it emphasizes the strongness of the external ones (robust and vivid faces), descriptive points that demonstrate its diminution and, by extension, its internal hole. In the construction of references, Ferrari & Pizarro (2017) and Zenith (2011) are called in the introduction of The book to formulate the itineraries of the analyzed work; Didi-Huberman (1998) in the vision about the face, portrait and its symbolic boundaries; Scliar (2003) and Svendsen (2006) in the consolidation of melancholy and boredom and Lopes (2014) and Anghel (2014) and other names in the analysis of the corpus.
Keywords: The book of disquiet; Fernando Pessoa; Bernardo Soares; portrait; melancholy.


Palavras-chave


Livro do desassossego; Fernando Pessoa; Bernardo Soares; retrato; melancolia; The book of disquiet; portrait; melancholy.

Texto completo:

PDF

Referências


ANGHEL, G. Fernando Pessoa pseudónimo de Bernardo Soares. In: MARTINS, P. S.; ANGHEL, G.; GUERREIRO, F. (org.). Central da poesia: o Livro do Desassossego. Lisboa: Esfera do Caos Editores, 2014. p. 85-96.

ANSELMO, B. M. Máscara e representação no Livro do desassossego. 2008. 108f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Ciências e Letras, Unesp - Campus de Araraquara, 2008.

BURTON, R. A anatomia da melancolia. Trad. Guilherme Gontijo Flores. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

DIDI-HUBERMAN, G. O rosto e a terra: onde começa o retrato, onde se ausenta o rosto. Revista de artes visuais, Porto Alegre, v. 9, n. 16, p. 61-82, mai. 1998. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/27751/16351. Acesso em: 27 jul. 2023.

LOPES, S. R. Escrita do desassossego, movimento insone. In: MARTINS, P. S.; ANGHEL, G.; GUERREIRO, F. (org.). Central da poesia: o Livro do Desassossego. Lisboa: Esfera do Caos Editores, 2014. p. 49-61.

ORIONE, E. J. de M. O problema da sensação no “Livro do desassossego”. Revista desassossego, São Paulo, v. 8, n. 15, p. 154-164, ago. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/desassossego/article/view/114277. Acesso em: 30 ago. 2023.

PESSOA, F. 136 pessoas de Pessoa. Ed. de Patricio Ferrari & Jerónimo Pizarro. Rio de Janeiro: Tinta-da-china Brasil, 2017.

PESSOA, F. Livro do desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. 3 ed. Org. Richard Zenith. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

PESSOA, F. Obra poética e em prosa. Org. António Quadros. Porto: Lello & Irmãos Editores, 1986. (3 vol.).

RODRIGUES, M. A. As formas de escrita do eu no “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa. Revista de Literatura, História e Memória, Cascavel, v. 5, n. 6, p. 11-24, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/2097. Acesso em: 30 ago. 2023.

SCLIAR, M. Saturno nos trópicos: a melancolia europeia chega ao Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SVENDSEN, L. Filosofia do tédio. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

TADIÉ, J.-Y. Le récit poétique. Trad. Ana Luiza Camarani. Paris: Gallimard, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.88-104

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Gabriel Pedro Lopes Pedro Lopes

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.