O absurdo da guerra em tinta e em verso: a arte como busca de justiça em poemas de Jorge de Sena e Carlos de Oliveira// The absurdity of war in ink and in verse: art as a search for justice in poems by Jorge de Sena and Carlos de Oliveira

Gustavo de Mello Sá Carvalho Ribeiro

Resumo


Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma leitura comparativa entre dois poemas portugueses do século XX: “Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya”, publicado por Jorge de Sena em Metamorfoses, de 1963, e “Descrição da guerra em Guernica”, de Entre duas memórias, publicado por Carlos de Oliveira, em 1971. Tais poemas são elaborados com base em pinturas que representam o tema da guerra: Três de maio, obra de Goya, do ano de 1814, e Guernica, pintura a óleo de Picasso, de 1937. Enquanto Jorge de Sena ostenta um estilo mais confessional, simulando uma carta, em estrofe única, Carlos de Oliveira constrói um poema fragmentado em dez partes, em tom objetivo e descritivo. Tais estilos vão ao encontro da interpretação de cada poeta acerca das pinturas que motivaram os textos e opõem o absurdo da guerra à beleza da arte. Para a análise, realiza-se um close reading dos textos literários, levando em consideração as metodologias da literatura comparada preconizadas por René Wellek (1994).
Palavras-chave: poesia portuguesa e outras artes; Jorge de Sena; Carlos de Oliveira.


Abstract: The aim of this work is to make a comparative reading between two Portuguese poems of the 20th century: “Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya”, published by Jorge de Sena in Metamorfoses, from 1963 and “Descrição da guerra em Guernica”, from Entre duas memórias, published by Carlos de Oliveira, in 1971. These poems are based on paintings that represent the theme of war: The May 3rd, a work by Goya, from 1814, and Guernica, an oil painting by Picasso, 1937. While Jorge de Sena displays a more confessional style, simulating a letter, in a single stanza, Carlos de Oliveira constructs a fragmented poem in ten parts, in an objective and descriptive tone. Such styles meet each poet’s interpretation of the paintings that motivated the texts and oppose the absurdity of war to the beauty of art. For the analysis, a close reading of literary texts is carried out, taking into account the methodologies of comparative literature advocated by René Wellek (1994).
Keywords: Portuguese poetry and other arts; Jorge de Sena; Carlos de Oliveira


Palavras-chave


poesia portuguesa e outras artes; Jorge de Sena; Carlos de Oliveira; Portuguese poetry and other arts.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.11-27

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