Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Nuntius Antiquus tem como missão fomentar a produção científica na área de estudos clássicos e medievais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. A revista destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros voltados estritamente para os domínios da Antiguidade e do Medievo.

 

Políticas de Seção

Filologia Clássica e Medieval

Acolhe artigos que se dedicam à análise e interpretação de textos antigos e/ou medievais (e de seus temas e contextos sociais), segundo os métodos próprios à crítica literária, à filosofia, à antropologia e à história.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Recepção Clássica

Acolhe artigos dedicados aos cruzamentos entre textos que diacronicamente dialogam como “fonte” e “recepção” e à continuidade do mundo antigo através dos tempos, manifesta em categorias temporais, nacionais, cartográficas, políticas, étnicas e de gêneros artísticos diversos em períodos temporalmente posteriores aos dos chamados “clássicos” (aqui entendidos como a Antiguidade, principal, mas não exclusivamente, greco-romana). Este dossiê será publicado sempre no primeiro número do ano da revista, e os textos aprovados após sua publicação serão publicados no primeiro número do ano seguinte.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Varia

Acolhe textos que não se adequem às propostas dos dossiês (Recepção Clássica e Filológico) do número em que forem publicados.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de avaliação por pares:

- Toda submissão que atenda às normas de submissão da revista e ao Código de Conduta e Boas Práticas será inicialmente analisada pelo editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, etc.). Casos de possível má conduta serão analisados segundo o fluxograma do COPE

- O editor-chefe atribuirá a submissão a um editor-assistente, para que este conduza o processo de avaliação.

- O editor-assistente encaminhará a submissão a dois avaliadores de instituição diferentes entre si e em relação à do autor da submissão.

- Caso haja dois pareceres positivos, a submissão será aceita para publicação e enviada para o autor realizar eventuais correções solicitadas pelos avaliadores.

- Caso haja um parecer positivo e um negativo, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador. Caso haja novo parecer positivo, a submissão será aceita; caso haja um novo parecer negativo, não será aceita.

- Todo autor de submissão receberá os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação.

Recurso de decisão editorial:

- Caso o autor de submissão não aprovada considere que um ou os dois pareceres negativos apresentem problemas, ele poderá solicitar, através de justificativa por escrito ao editor-chefe, que este solicite aos avaliadores que apresentem justificativa para as pretensas falhas no(s) parecer(es) no prazo de 15 dias.

- Caso o editor-chefe não receba nenhuma justificativa para a solicitação, o(s) parecer(es) negativo(s) será(ão) eliminado(s) e a submissão será encaminhada para novo(s) avaliador(es).

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.