v. 14, n. 1 (2018)

Nuntius Antiquus

Na sequência programada anteriormente e apresentada no primeiro número de 2017, a atual edição da revista Nuntius Antiquus, dossiê “Recepção Clássica”, examina os distintos modos de manifestação dos textos, estratégias, formas literárias e mitos da Antiguidade no imaginário de outras culturas.

O leitor encontrará a apropriação da cultura greco-romana no teatro latino-americano (particularmente em Cuba, Argentina, Uruguai e Brasil dos séculos XX e XXI); uma reflexão sobre o processo tradutório como manifestação da recepção clássica; uma complexa proposta de compreensão do conceito de felicidade na poesia arcaica grega, relacionado com a literatura sapiencial judaica; a releitura camoniana dos Tristia, de Ovídio; o significado das influências clássicas na compreensão do feminino plasmado na literatura de Giovanni Boccaccio e na produção do brasileiro Monteiro Lobato.

Deste modo, a revista explora não apenas a profundidade e a pertinência dos clássicos em culturas posteriores, mas também as maneiras pelas quais o mundo antigo interferiu e continua a interferir no processo criativo de autores de todos os tempos.

Na seção “Varia” reunimos três estudos filológicos com perspectiva literária e antropológica. As investigações vão da seriedade profética ao riso do drama satírico e filosófico.

Agradecemos a visita à página da Nuntius e desejamos que o volume contribua efetivamente para sua pesquisa.

 

Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (UFMG)
Maria de Fátima Sousa e Silva (UEMA)
– Organizadoras

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Dossiê: Recepção Clássica

Elina Miranda Cancela
9-30
Leandro Dorval Cardoso
PDF
31-55
Milton Luiz Torres
PDF
57-85
Júlia Batista Castilho de Avellar
PDF
87-109
Talita Janine Juliani
PDF
111-132
Maria Fernanda Garbero
133-157
Marina Pelluci Duarte Mortoza
PDF
159-183

Varia

Gustavo Frade
PDF
187-206
Wilson Alves Ribeiro Jr.
PDF
207-232
Matheus Abreu Pamplona
PDF
233-254