Clics de Curitiba pelo polaco louco / Curitiba’s Clics by the Mad Polish

Ana Fernandes

Resumo


Resumo: O poeta curitibano Paulo Leminski, em colaboração com o fotógrafo Jack Pires, publicam, em 1976, Quarenta Clics em Curitiba. O volume reúne quarenta páginas soltas, sem numeração, que os autores chamam de “pranchas”. Quarenta fotografias, de Pires, e quarenta poemas, de Leminski, são integrados no mesmo espaço de leitura que compõe o livro-objeto ou livro-caixa. A arquitetura do livro, sua estrutura solta e sem numeração, impede qualquer sequencialização orientada de leitura, e cria o que pode ser interpretado como a memória de um deslocamento des-hierarquizado por ruas sem endereço, numa cidade paratática. Impedido de criar focos de atenção, sequências ou estruturas narrativas, o fotolivro “recria” o ato de passear pela cidade, ou o que pode ser interpretado como um deslocamento por instantes ou ocorrências independentes da cidade. Quarenta Clics é o mais notável experimento do envolvimento do poeta com sua cidade, a presença do registro imediato do cotidiano curitibano. Exploro, neste artigo, o experimento intermidiático que é Quarenta Clics em Curitiba, com atenção a densa relação poeta-cidade.

Palavras-chave: Quarenta Clics em Curitiba; Paulo Leminski; Literatura; Cidade; Palavra-imagem.

Abstract: The poet Paulo Leminski, in collaboration with photographer Jack Pires, published, in 1976, Quarenta Clics em Curitiba. The volume put together forty loose pages, without numbering, which the authors call “boards”. Forty photographs, by Pires, and forty poems, by Leminski, are integrated in the same reading space that makes up the object book or box-book. The architecture of the book, its loose and unnumbered structure, prevents any oriented sequencing of reading, and creates what can be interpreted as the memory of a non-hierarchical displacement through streets without an address, in a paratactic city. Prevented from creating focuses of attention, sequences or narrative structures, the photobook “recreates” the act of walking around the city, or what can be interpreted as a displacement for moments or independent occurrences of the city. Quarenta Clics is the most notable experiment of the poet’s involvement with his city, the presence of the immediate record of Curitiba’s daily life. In this article, I explore the intermedia experiment that is Quarenta Clics, with attention to the dense poet-city relationship.

Keywords:  Quarenta Clics em Curitiba; Paulo Leminski; Literature; City; word-image.
 

Palavras-chave


Quarenta Clics em Curitiba; Paulo Leminski; Literatura; Cidade; Palavra-imagem; Literature; City; word-image.

Texto completo:

PDF

Referências


BOOM, M.; PRINS, R. Photography between covers: the Dutch documentary photobook after 1945. Amsterdam: Fragment Uitgeverij, 1989.

CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.

CAMPOS, Haroldo de. Haicai: homenagem à síntese. In: CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977. p. 55-62.

CAMPOS, Haroldo de. Paulo Leminski. In: LEMINSKI, Paulo. Toda Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 384-385.

DICK, André; CALIXTO, Fabiano (org.). A linha que nunca termina: pensando Paulo Leminski. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2004.

FERNANDES, Ana Luiza; QUEIROZ, João. O altersense do haicai. Letras de hoje, [s. l.], v. 53, n. 2, p. 297-305, jul. 2018. DOI: https://doi. org/10.15448/1984-7726.2018.2.30083.

FERNANDES, Ana Luiza; QUEIROZ, João. Relação foto-poesia em fotolivros de literatura: uma análise do Quarenta clics em Curitiba. Revista Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 1137-1166, 2019. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.27.3.1137-1166.

FERNANDES, Ana Luiza; VITORIO, Ana Paula; QUEIROZ, João. Quarenta Clics em Curitiba: os haicais intermidiáticos de Leminski e Pires. Ipotesi, Juiz de Fora, v.19, n.1, p. 14-27, 2015.

FERNANDES, Millôr. [Haicai]. In: MARINS, José. Haicais em dicionário guarani-português. Caqui: revista brasileira de haicais, [s. l.], 2009. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/?p=285. Acesso em: 21 set. 2021.

FONTANARI, Rodrigo. Marshall Mcluhan e Roland Barthes diante da fotografia e do haicai. Revista Entretextos, Londrina, v.11, n.2, p. 28-45, 2011.

FRANCHETTI, Paulo. O Haicai no Brasil. Alea: estudos neolatinos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 256-269, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/ S1517-106X2008000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ alea/a/mxQMR6Cq3XxrWTZjF6czPYL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 set. 2021

FRANCHETTI, Paulo. Posfácio. In: QUINTANA, Mario. O livro de haicais. São Paulo: Globo, 2009.

FRANCHETTI, Paulo; DOI, Elza Taeko. Haikai: antologia e história. São Paulo: Unicamp, 2013.

GOGA, Hidekazu Masuda. O haicai no Brasil. Tradução: José Yamashiro. São Paulo. Oriento, 1988.

GUTTILLA, Rodolfo. Boa companhia: haicai. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde (1960/70). Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

KANEOYA, Iochihiko. O haikai, haicai ou haiku. Nipocultura, [s. l.], 2008. Disponível em: http://www.nipocultura.com.br/?p=242. Acesso em: 15 set. 2020.

LEITE, Elizabeth Rocha. Leminski: o poeta da diferença. São Paulo: Editora USP, 2012.

LEMINSKI, Paulo. Bashô. São Paulo: Brasiliense, 1983a.

LEMINSKI, Paulo. Caprichos e relaxos. São Paulo: Brasiliense, 1983b. LEMINSKI, Paulo. Catatau: um romance-ideia. São Paulo: Iluminuras, 2010.

LEMINSKI, Paulo. Diálogo. [Entrevista cedida a] Almir Feijó. In: LEMINSKI, Paulo. Paulo Leminski: Seleção e organização de Paulo Leminski. Curitiba: UFPR, 1994. p. 9-32.

LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. São Paulo: Editora Unicamp, 2011.

LEMINSKI, Paulo. Entrevista: Paulo Leminski. In: MILLARCH, Francisco (org.). Tabloide Digital: 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch. Curitiba: Altermedia, 1982. Disponível em: http://www.millarch. org/audio/paulo-leminski. Acesso em: 15 set. 2020.

LEMINSKI, Paulo. La vie en close. São Paulo: Brasiliense, 2002.

LEMINSKI, Paulo; BONVICINO, Régis. Envie meu dicionário: cartas e alguma crítica. São Paulo: Editora 34, 1999.

LEMINSKI, Paulo; PIRES, Jack. Quarenta clics em Curitiba. Curitiba: Editora Etecetera, 1990.

NAKAEMA, Olivia Yumi. Haicais de Paulo Leminski: uma abordagem semiótica. Caderno de Pesquisa Graduação de Letras USP, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 252-260, jan./jun. 2011.

NOVAES, Sandra. O reverso do verso: Paulo Leminski Filho: a biografia de uma obra. 2003. 262f. Tese (Doutorado em História, Cultura e Sociedade) – Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/ handle/1884/24612. Acesso em: 21 set. 2021.

NOVAIS, Carlos Augusto. As trapaças de Occam: montagem, palavra-valise e alegoria no Catatau, de Paulo Leminski. 2008. 383f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/ handle/1843/ECAP-7DHF3S. Acesso em: 21 set. 2021

PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Em voz alta. In: LEMINSKI, Paulo. Paulo Leminski: seleção e organização de Paulo Leminski. Curitiba: Editora UFPR, 1994. p. 51-58.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Inútil poesia. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

RIBEIRO, Thales de Medeiros; COELHO, Celso Francisco Maduro; ROSA, Cibele Moreira Monteiro. (Des)construindo haicais: o entre-lugar na poesia de Mario Quintana e Paulo Leminski. Travessias, Cascavel, v. 5, p. 213- 235, 2011. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/

article/view/5585/4303. Acesso em: 21 set. 2021

SANDMANN, Marcelo. Nalgum lugar entre o experimentalismo. 123 Revista Letras, Curitiba, n. 52, p. 121-141, 1999. DOI: https://doi. org/10.5380/rel.v52i0.18946.

SATO, Nempuku. Alguns haicais. Caqui: revista brasileira de haicais, [s. l.], maio 2003. Disponível em: http://www.kakinet.com/caqui/nempukuh. shtml. Acesso em: 21 set. 2021.

SILVA, Rosimar Araújo. Cartografias Urbanas: uma leitura da cidade em Manuel de Freitas e Paulo Leminski. In: ALVES, Ida; ANCHIETA, Marleide (org.). Grafias da cidade na poesia portuguesa contemporânea. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2015. p. 186-197.

SILVA, Rosimar Araújo. O espaço urbano em 40 clics: uma perspectiva poética. In: XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA/ IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA. Anais [...]. Uberlândia: EDUFU, 2013. p. 1-10.

SOUSA, Tatiane. Haikais de Bashô: o oriente traduzido no ocidente. 2007. 136f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2007.

SUZUKI, Júlio César. Geografia e literatura: uma leitura da cidade na obra poética de Paulo Leminski. Revista da ANPEGE, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 115- 142, 2005. DOI: https://doi.org/10.5418/RA2005.0202.0010. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6619/3618. Acesso em: 21 set. 2021

TAVARES, Débora Fernandes. Grêmio Haicai Ipê: um desdobramento do haikai no Brasil. 2019. 196f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

VAZ, Toninho. O bandido que sabia latim. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.

LEMINSKI, Paulo. Caprichos e relaxos. São Paulo: Brasiliense, 1983.

LEMINSKI, Paulo. Os últimos dias de um romântico. Folha de S. Paulo, São Paulo, 07 nov. 1982. Folhetim, p. 6-7.

MELO NETO, João Cabral. Da função moderna da poesia. In: MELO NETO, João Cabral. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008. p. 733-738.

MÜLLER, Adalberto. Make it news: Leminski, cultura e mídia. In: SANDMANN, Marcelo (org.). A pau a pedra a fogo a pique: dez estudos sobre Paulo Leminski. Curitiba: Imprensa oficial, 2010. p. 12-30.

SANCHES NETO, Miguel. A ascensão de Paulo Leminski. Uniletras, Ponta Grossa, v. 25, n. 1, p. 49-61, 2003. DOI: https://doi.org/10.5212/uniletras. v25i1.131.

SANDMANN, Marcelo. “Na cadeia de sons da vida”: literatura e música popular na obra de Paulo Leminski. In: SANDMANN, Marcelo (org.). A pau a pedra a fogo a pique: dez estudos sobre Paulo Leminski. Curitiba: Imprensa oficial, 2010. p. 190-214.

SANDMANN, Marcelo. Nalgum lugar entre o experimentalismo e a canção popular: as cartas de Paulo Leminski a Régis Bonvicino. Revista Letras, Curitiba, v. 52, p. 121-141, jul./dez. 1999. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ rel.v52i0.18946.

SIMON, Iumna; DANTAS, Vinícius. Negativo e ornamental: um poema de Carlito Azevedo em seus problemas. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, n. 91, p. 109-120, nov. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002011000300006

TOLENTINO, Bruno. Berimbau de barbante. Bravo!, São Paulo, n. 23, p. 45, ago. 1999.

VAZ, Toninho. Leminski: o bandido que sabia latim. Rio de Janeiro: Record, 2001.

YOKOZAWA, Solange Fiuza Cardoso. Notas sobre poesia e leitor em João Cabral. Caligrama: revista de estudos românicos, Belo Horizonte, v. 19, n. 1., p. 187-203, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/22383824.19.1.187-203.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.30.3.38-58

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Ana Fernandes

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.