O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira é um periódico semestral, com avaliação de pares, mantido pelaFaculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil) desde 1982. Tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Brasileira, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira is a peer-reviewed biannual journal, sponsored by the School of Letters of the Federal University of Minas Gerais (Brazil) since 1982. It aims to promote theoretical, critical and essayistic production in the field of Brazilian Literature, giving the opportunity for researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the qualified debate in this area of study.

Qualis A1, área de Letras e Linguística, ano base de 2014.

Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

Free of charge.



Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA: Teatro brasileiro

 

O volume 26, n. 1, de O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, a ser publicado no primeiro semestre de 2017, reunirá estudos que contemplem o teatro brasileiro sob várias perspectivas, em seu caráter dramatúrgico ou cênico, histórico, crítico ou estético. Serão aceitos também textos que coloquem o teatro brasileiro em interface com outras artes, tais como o cinema e a literatura. A Revista acolherá, ainda, artigos que abordem temas diversos da Literatura Brasileira, na seção Varia, e resenhas de livros de ficção, poesia ou crítica publicados nos últimos três anos. O prazo para o envio de colaborações é até 01 de março de 2017.

 

Comissão Organizadora

Profa. Elen de Medeiros ( UFMG)

Profa. Larissa Neves ( UNICAMP)

Prof. Ram Mandil ( UFMG)

 
Publicado: 2016-05-10
 

CHAMADA: Literatura e filosofia no Brasil: contágio, passagem, disseminação

 

De forte tradição entre nós, a aproximação entre literatura e filosofia é uma das constantes do pensamento crítico brasileiro. Seja através da reelaboração e transformação de conceitos produzidos no âmbito do discurso filosófico em discurso propriamente crítico ou teórico, seja pelo reconhecimento e análise do caráter pensante de muitos textos da tradição literária do país, o encontro entre os dois campos do saber tem se revelado produtivo e duradouro, dando ensejo para a construção de textos verdadeiramente seminais de nossa cultura letrada. Basta lembrar, nesse sentido, das conhecidas leituras que Benedito Nunes fez de Clarice Lispector, João Guimarães Rosa e Oswald de Andrade, em décadas anteriores, e do trabalho em torno das obras de Jacques Derrida e Michel Foucault desenvolvido, no âmbito do presente, por nomes como Silviano Santiago e Roberto Machado – para citarmos apenas dois exemplos dentre os muitos possíveis. Interessada no amplo espectro desse diálogo, a revista O Eixo e a Roda está aberta para receber, para o seu número do segundo semestre de 2017, artigos e ensaios que contemplem as múltiplas possibilidades do trânsito disciplinar entre filosofia e literatura no país. Além desse dossiê, a revista acolherá e resenhas de livros de ficção, poesia ou crítica publicados nos últimos três anos e, na seção Varia, contribuições diversas aos estudos de literatura brasileira. O prazo para o envio de colaborações é até 01 de maio de 2017.

 

Comissão Organizadora:

Alberto Pucheu (UFRJ)

Gustavo Silveira Ribeiro (UFMG)

Roberto Said (UFMG)

 

 
Publicado: 2016-05-10
 

Estatísticas

 
Estatística de acesso  
Publicado: 2014-11-29 Mais...
 

Indexações

 
Indexações  
Publicado: 2014-11-01 Mais...
 
Outras notícias...