“É pelo avesso que se chega ao direito”. O princípio da reversibilidade em Grande Sertão: Veredas, uma leitura de Antonio Candido// “It’s the Other way around that you get to the right”. The principle of reversibility in Grande Sertão: Veredas, a reading by Antonio Candido

Vinícius Victor Araújo Barros

Resumo


Resumo: Este artigo discute uma possibilidade de conceitualização da lógica de base que comanda e estrutura Grande Sertão: Veredas (1956), de Guimarães Rosa. Caracterizada por Antonio Candido como “o princípio fundamental da reversibilidade”, tal lógica seria a responsável pelo complexo e sinuoso conjunto de estruturas, temas e linguagens sobre o qual se assenta o tripé do romance: a terra, o homem e o conflito. No caótico sertão da narrativa de Riobaldo, a reversibilidade parece ser o único princípio de relativa constância e ordenamento; dentre os vários e inesperados efeitos, um de seus traços mais evidentes é tornar os principais pares antitéticos da obra - a lei e o crime, o bem e o mal, o justo e o injusto, etc. - quase impossíveis de distinções e julgamentos absolutos. Além de um importante achado crítico que servirá de inspiração para outras tantas interpretações do romance, o princípio da reversibilidade oferece uma chave de leitura plausível para a instável e violenta realidade sócio-histórica brasileira.

Palavras-chave: Grande Sertão: Veredas; Guimarães Rosa; Antonio Candido; crítica literária dialética; reversibilidade.


Abstract: This article discusses a possibility of conceptualizing the logic that commands and structures Grande Sertão: Veredas (1956), by Guimarães Rosa. Characterized by Antonio Candido as “the fundamental principle of reversibility”, this logic would be responsible for the complex and sinuous set of structures, themes and languages on which the novel’s tripod is based: the earth, man and conflict. In the chaotic sertão of Riobaldo’s narrative, reversibility seems to be the only principle of relative constancy and order; among the various and unexpected effects, one of its most evident traits is to make the main antithetical pairs of the work - law and crime, good and evil, fair and unfair, etc. – almost impossible of absolute distinctions and judgments. In addition to an important critical finding that will serve as inspiration for many other interpretations of the novel, the principle of reversibility offers a plausible key to understanding the unstable and violent Brazilian socio-historical reality.

Keywords: Grande Sertão: Veredas; Guimarães Rosa; Antonio Candido; dialectical literary criticism; reversibility.


Palavras-chave


Grande Sertão: Veredas; Guimarães Rosa; Antonio Candido; crítica literária dialética; reversibilidade; dialectical literary criticism; reversibility.

Texto completo:

PDF

Referências


BOLLE, Willi. Grandesertão.br: o romance de formação do Brasil. São Paulo: Duas Cidades: Ed. 34, 2004.

CANDIDO, Antonio. “Jagunços mineiros de Claudio a Guimarães Rosa”. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 2° ed. São Paulo: Duas Cidades, 1977, p. 130–159.

CANDIDO, Antonio. “O homem dos avessos”. In: CANDIDO, Antonio. Tese e Antítese. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2012, p. 111–130.

CORPAS, Danielle. O jagunço somos nós. São Paulo: Mercado de Letras, 2015.

CUNHA, Euclides da. Os sertões. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007.

GALVÃO, Walnice Nogueira. As formas do falso: um estudo sobre a ambiguidade no Grande sertão: veredas. 2° ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1986.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. 3° ed. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1975.

LIMA SOBRINHO, Barbosa. “Prefácio”. In: LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. 3° ed. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1975, p. I–XX.

RONCARI, Luiz. “O tribunal do sertão ‘Os Chefes’”. Teresa, n. 2, p. 216–248, 8 dez. 2001.

ROSA, Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.258-278

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Vinícius Victor Araújo Barros

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.