“A igreja do Diabo” em sala de aula: a importância do trabalho do texto literário em forma de projeto// “The Devil’s Church” in the Classroom: The Importance of the Work of the Literary Text in the Form of Project

Michael Jones Botelho

Resumo


Resumo: Este artigo pretende promover uma reflexão acerca da prática pedagógica do trabalho do texto literário em forma de projeto, levando em consideração o contexto e o cotidiano do aluno, bem como os desafios relacionados ao hábito da leitura a que os professores de literatura são submetidos. O corpus deste estudo é o conto “A igreja do Diabo” (1883), de Machado de Assis, texto que serviu como base para um projeto escolar desenvolvido em sala de aula, de uma escola privada, com o objetivo final de elaborar um vídeo, resumindo o conto machadiano por meio de um discurso semelhante a uma fofoca, com o intuito de publicá-lo na plataforma TikTok e divulgá-lo nessa rede social, visando a persuasão e captação de mais jovens à leitura do conto.
Palavras-chave: formação de leitores; Machado de Assis; projeto; aprendizagem significativa.


Abstract: This article intends to promote a reflection about the pedagogical practice of the work of the literary text in the form of a project, taking into account the context and the daily life of the student, as well as the challenges related to the habit of reading to which literature teachers are submitted. The corpus used for this study is the tale “The Devil’s Church” (1883), by Machado de Assis, a text that served as the basis for a school project developed in the classroom of a private school, with the final objective of to prepare a video, summarizing the Machadian tale through a speech similar to a gossip, with the aim of publishing it on the TikTok platform and disseminating it on this social network, aiming at the persuasion and capture of more young people to read the aforementioned tale.
Keywords: formation of readers; Machado de Assis; project; meaningful learning.


Palavras-chave


formação de leitores; Machado de Assis; projeto; project; meaningful learningaprendizagem significativa; formation of readers; project; meaningful learning

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, M. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

ASSIS, M. de. Todos os romances e contos consagrados. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. v. 3.

CALVINO, Í. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2004. p. 169-191.

COMO uma trend do TikTok tem feito jovens se iniciarem na literatura. Splash UOL, [S. l.], jun. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2021/06/08/nem-chato-ou-forcado-jovens-se-interessam-por-literatura-no-tiktok.htm. Acesso em: 1 dez. 2021.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2021.

FORÇAR adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é um desserviço das escolas para a literatura [...]. [S. l.], 23 jan. 2021. Twitter: @felipeneto. Disponível em: https://twitter.com/felipeneto/status/1352832461441560576. Acesso em: 1 dez. 2021.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1994.

PANCINI, L. TikTok ultrapassa Facebook e vira app mais baixado do mundo. Exame, São Paulo, ago. 2021. Seção Tecnologia. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/tiktok-app-mais-baixado-do-mundo/. Acesso em: 1 dez. 2021.

PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SOUZA, R. A. de. Teoria da literatura: trajetória, fundamentos, problemas. São Paulo: É Realizações, 2018.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Ibpex, 2012a.

ZILBERMAN, R. Teoria da literatura I. 2. ed. Curitiba: IESDE, 2012b.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.369-383

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Michael Jones Botelho

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.