Cinema – um atalho entre leitor e leitura literária: quadrúplice recepção estética em contexto escolar// Movies – a shortcut between reader and literary reading: quadruplic aesthetic reception in school context

Lucas Evangelista Saraiva Araújo

Resumo


Resumo: A experiência de leitura do texto literário em contexto escolar pode não estar sendo frutífera. Apesar disso, há experiências de práticas de leitura literária em âmbito escolar que não medem esforços para que esse quadro se reverta. O projeto Filminutos, desenvolvido no Centro de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góis, pode ser um exemplo disso, pois incentiva o hábito da leitura de textos literários e propõe a produção amadora de curtas-metragens a partir dessa leitura. Nesse entremeio, o leitor/aluno recepciona o próprio projeto, os textos literários lidos, os textos fílmicos (roteiros) e os curtas-metragens produzidos. Tendo-se consciência da importância de projetos como esse, nosso objetivo geral é compreender como se deu, a partir da efetivação do projeto Filminutos 2018, a recepção estética do próprio Filminutos 2018, dos textos literários, dos roteiros e dos curtas-metragens pelos leitores literários do CETI Zacarias de Góis. Para alcançarmos esse objetivo, apoiamo-nos em Jauss (1994). Nossa metodologia conta com um estudo de caso sobre o projeto Filminutos 2018, coleta de dados por meio da aplicação de questionário e mediante a observação direta extensiva, apoiados em Marconi e Lakatos (2003); Prodanov e Freitas (2013), dentre outros. Nossa análise e discussão dos dados aponta que a quadrúplice recepção estética se deu de forma positiva, maiormente pelo protagonismo jovem do leitor do projeto e pelo gosto da leitura literária, o qual influenciou essa receptividade, demonstrando que quanto mais o leitor gosta de um texto literário, melhor ele o recepciona.

Palavras-chave: Leitor Literário; Recepção; Projeto Filminutos 2018; Leitura.


Abstract: The experience of reading the literary text in a school context may not be fruitful. Despite this, there are experiences of literary reading practices in the school environment that spare no efforts to reverse this situation. The Filminutos project, developed at the Centro de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góis, can be an example of that, as it encourages the habit of reading literary texts and proposes the amateur production of short films based on this reading. In the meantime, the reader/student welcomes the project itself, the literary texts readings, the filmic texts (scripts) and the short films produced. Being aware of the importance of projects like this, our general objective is to understand how, from the realization of the Filminutos 2018 project, the aesthetic reception of Filminutos 2018 itself, literary texts, scripts and short films by readers literary works from CETI Zacarias de Góis. To achieve this goal, we rely on Jauss (1994). Our methodology relies on a case study on the Filminutos 2018 project, data collection through the application of a questionnaire and extensive direct observation, supported by Marconi and Lakatos (2003); Prodanov and Freitas (2013), among others. Our analysis and discussion of the data points out that the quadruple aesthetic reception took place in a positive way, mainly due to the young protagonism of the project reader and the taste for literary reading, which influenced this receptivity, demonstrating that the more the reader likes a literary text, the better he welcomes it.

Keywords: Literary Reader; Reception; The Filminutos 2018 Project; Reading.


Palavras-chave


Literary Reader; Reception; The Filminutos 2018 Project; Reading; Leitor Literário; Recepção; Projeto Filminutos 2018; Leitura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.173-203

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