O fantástico machadiano em telefilme: Os óculos de Pedro Antão// Machadian fantastic in a telefilm: The Glasses

Geovana Barbosa de Almeida, Cynthia Beatrice Costa

Resumo


Resumo: O telefilme brasileiro Os óculos de Pedro Antão (2008), dirigido por Adolfo Rosenthal, é uma adaptação autodeclarada do conto de mesmo nome publicado por Machado de Assis no Jornal das famílias em 1874. Como tal, recria personagens, cenários, diálogos e eventos do conto-fonte, inclusive seu traço fantástico. Este último é o objeto da presente investigação, que verifica, por meio da análise detida de ambas as obras, como se dá a reconstrução do escorregadio fantástico machadiano no meio audiovisual. Para tanto, apoia-se nas considerações de Ricardo Piglia (2004) sobre o gênero conto, na fortuna crítica da narrativa e em reflexões sobre a adaptação de Lauro António (2009) e Linda Hutcheon (2011).

Palvras-chave: Machado de Assis; fantástico; conto; adaptação cinematográfica.


Abstract: The Brazilian telefilm “The Glasses” (2008), directed by Adolfo Rosenthal, is a self-declared adaptation of the homonymous story published by Machado de Assis in the Jornal das famílias in 1874. As such, it recreates characters, settings, dialogues, and events from the source tale, including its fantastic element. This element is the object of the present investigation, which verifies, through a detailed analysis of both works, how the slippery Machadian fantastic is reconstructed into the audiovisual medium. It relies on Ricardo Piglia’s (2004) considerations on the short story genre, on this story’s critical legacy, and on reflections on adaptation by Lauro António (2009) and Linda Hutcheon (2011).

Keywords: Machado de Assis; fantastic; short story; film adaptation.


Palavras-chave


Machado de Assis; fantástico; conto; adaptação cinematográfica; short story; film adaptation.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTÓNIO, L. Machado de Assis no cinema. In: CHAVES, V. P.; MOREIRA, L.; CARDOSO, S. A. (org.). Lembrar Machado de Assis: 1908-2008. Lisboa: LEPUL/Missão do Brasil junto à CPLP, 2009.

AS MÃOS de meu filho. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo di Fiore Filho, Fábio Di Fiore, Thiago Di Fiore. [S. l.: s. n.], 2010. Prime Video (43min). Som, cor.

BENJAMIN, W. Origem do drama barroco alemão. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BÍBLIA. Bíblia Sagrada King James Atualizada (KJA). São Paulo: Abba Press e Sociedade Bíblica Íbero-Americana, 2012.

CABRAL, D. Jornal das famílias. In: FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). BN Digital, Rio de Janeiro, não paginado, 28 de novembro de 2014. Disponível em: . Acesso em: 02 jan. 2023.

CAMPOS, A. S. L. Da colaboração de Machado de Assis na revista luso-brasileira O Futuro: literatura e vida literária, 1862-1863. Orientador: Profa. Dra. Maria Cecília Bruzzi Boëchat. 2017. 266 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2017.

CHERRY, B. Horror. New York: Routledge, 2009.

COSTA, C. B. Angela (1951) como apropriação antropofágica de Hoffmann no cinema brasileiro. Abusões, Rio de Janeiro, ano 8, n. 18, p. 321-337, 2022.

ESTEVES, M. L. G. M. O fantástico em Edgar Allan Poe e Machado de Assis: um estudo comparado. Orientador: Profa. Dra. Tânia Pellegrini. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

FERNANDES, M. J. Machado de Assis quase-macabro. Vernaculum, Petrópolis, v. 3, n. 3, p. 1-12, 2011.

GINWAY, M. E. Machado’s Tales of the Fantastic: Allegory and the Macabre. In: AIDOO, L.; SILVA, D. F. (org.). Emerging Dialogues on Machado de Assis. New York: Palgrave Macmillan, 2016. p. 211-222.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996. (Volume I)

MACHADO DE ASSIS, J. M. Os óculos de Pedro Antão. In: LEITE, A.; CECILIO, A. L.; JAHN, H.; LACERDA, R. (org.). Machado de Assis: obra completa – volume 2 (conto). São Paulo: Nova Aguilar, 2021. p. 1202-1214.

MACHADO do Brasil. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo Di Fiori. [S. l.: s. n.], 2014. Prime Video (34min). Som, cor.

MAGALHÃES JÚNIOR, R. Prefácio. In: MACHADO DE ASSIS, J. M. Contos fantásticos. São Paulo: Editora Bloch, 1973.

O CRIME e o burguês. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo Di Fiore Filho, Fábio Di Fiore, Thiago Di Fiore. [S. l.: s. n.], 2019. Prime Video (48min48s). Som, cor.

O FIM de Arsênio Godard. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo Di Fiore Filho, Fábio Di Fiore, Thiago Di Fiore. [S. l.: s. n.], 2011. Prime Video (65min). Som, cor.

OLIVEIRA, A. S. A medalha e seu reverso: fantástico e desfantasticização em contos de Machado de Assis. Orientador: Prof. Dr. Luis Alberto Ferreira Brandão Santos. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2012.

OS ÓCULOS de Pedro Antão. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo Di Fiore Filho, Fábio Di Fiore, Thiago Di Fiore. [S. l.: s. n.], 2008. Prime Video (49min31s). Som, cor.

PEREIRA, D. N. R. A mitigação do fantástico por Machado de Assis em “Os óculos de Pedro Antão” e “Sem olhos”. Memento, Três Corações, v. 6, n. 1, p. 1-25, 2015.

PIGLIA, R. Formas breves. Tradução José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

REIS, A. Short Stories, Knowledge and the Supernatural: Machado de Assis, Henry James and Guy de Maupassant. New York: Springer International Publishing, 2022.

RONCARI, L. Ficção e história: o espelho transparente de Machado de Assis. Teresa, São Paulo, n. 1, p. 139-154, 2000.

ROSSINI, G; FOPPA, G. M. Libretto: La scala di seta – farsa comica. In: OPERA LIBRETTO [S. l.: s. n.], c2023. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2023.

SHAKESPEARE, W. Romeu e Julieta. Tradução Barbara Heliodora. São Paulo: Saraiva, 2011.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Tradução Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2004.

UNS BRAÇOS. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo de Fiore Filho. Barueri, SP: Flashstar Home Video, 2009. DVD (38min7s). Som, cor.

XAVIER, I. O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da História em São Bernardo. Literatura e Sociedade, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 126-138, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.121-143

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Geovana Barbosa de Almeida, Cynthia Beatrice Costa

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.