Crótons, haydéias, amorfófalas e súcubos: imagens do feminino entre decadentes ...

Francine Ricieri

Resumo


O presente texto realiza breve levantamento das convergências entre imagens por meio das quais se estabelecem as parcerias femininas dos sujeitos poéticos configurados em versos de poetas brasileiros de fins do século 19, em que se manifestam procedimentos técnicos e formais, bem como recorrências
temáticas ou imagéticas usualmente identificados às tendências simbolistas e/ ou decadentes em poesia. A partir de uma amostragem de poemas (de Cruz e Sousa, Bernardino Lopes, Alphonsus de Guimaraens, Maranhão Sobrinho e Emiliano Perneta) pretendem-se analisar algumas das aproximações que se poderiam realizar entre as imagens do feminino e a configuração de um sujeito poético que se autorrepresenta, bem como ao fazer poético, a partir de alguns traços que se podem relacionar ao termo malditos, desde a obra de 1883, de Paul Verlaine (Les poètes maudits), convertido em categoria crítica
de análise e categorização de um determinado grupo de escritores, na França e fora dela.

Palavras-chave


Decadentismo; Poesia brasileira; Século 19.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.17.0.45-57

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2008 Francine Ricieri

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.