Narrativas monstruosas
Resumo
Em A menina morta, de Cornélio Penna, o monstruoso está inscrito
no próprio ato de narrar. O romance (a narrativa maior) insere em seu interior uma série de pequenas narrativas que são feitas por escravas. Tanto o narrador principal quanto as narradoras revelam ocultando, contam sem contar, mostram escondendo. Cada história apresentada revela a monstruosidade do sistema patriarcal e escravocrata, mas isso nunca é feito de forma direta. Cabe ao leitor decifrar os enigmas para não ser enredado no labirinto sem fim que as narrativas propõem.
no próprio ato de narrar. O romance (a narrativa maior) insere em seu interior uma série de pequenas narrativas que são feitas por escravas. Tanto o narrador principal quanto as narradoras revelam ocultando, contam sem contar, mostram escondendo. Cada história apresentada revela a monstruosidade do sistema patriarcal e escravocrata, mas isso nunca é feito de forma direta. Cabe ao leitor decifrar os enigmas para não ser enredado no labirinto sem fim que as narrativas propõem.
Palavras-chave
Monstro; Cornélio Penna; A menina morta.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.17.0.59-74
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2008 Josalba Fabiana dos Santos

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN 2358-9787 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.