Paragrafação e argumentação em cartas de reclamação escritas por alunos do ensino fundamental
Abstract
Resumo: Neste artigo, busca-se verificar como a paragrafação e a argumentação se realizam em diferentes etapas do ensino fundamental. Participaram da pesquisa cinco turmas do ensino fundamental (3º, 5º e 7º anos), da Rede Pública de Pernambuco, que vivenciaram uma sequência didática relacionada ao gênero “carta de reclamação”. Analisaram-se 37 textos produzidos ao final das atividades. Os textos foram agrupados pela relação entre a paragrafação e a argumentação. Os resultados sinalizaram que os alunos são capazes de construir parágrafos e atribuir um sentido lógico a essa divisão. Em relação à argumentação, muitos conseguiram produzir justificativas e alguns até chegaram a contra-argumentar. No entanto, até mesmo aos alunos que já tenham um domínio maior nessa esfera – de forma intuitiva ou não – a escola precisa garantir um tempo pedagógico para ajudá-los a avançar em seus conhecimentos e a superar suas dificuldades.
Palavras-chave: paragrafação; argumentação; cartas de reclamação.
Abstract: In this article we to verify how the paragrafation and the argumentation take place in different elementary school. Five classes of elementary school (3, 5 and 7 years) of Pernambuco’s Public Network attended this research and experienced a didactic sequence involving gender “letter of complaint”. 37 texts produced at the end of the activities were analyzed. We grouped the texts by the relationship between the paragraphing and argumentation. The results signaled that the students are able to construct paragraphs and assign a logical sense of this division. Regarding the argument, many are able to produce justifications and some of them even to argue. Even the students demonstrating to possess such knowledge, either intuitively or unconsciously, the school needs to ensure a teaching time to help them advance in their knowledge and overcome their difficulties.
Keywords: paragraphing; argumentation; complain letter.
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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.26.1.321-353
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