Ocorrências de discurso reportado: relações entre produto e processo em contos etiológicos inventados por uma díade recém-alfabetizada / Reported speech occurrences: relations between product and process in etiological tales invented by a newly literate dyad

Lidiane Evangelista Lira, Eduardo Calil

Abstract


Resumo: Nesse estudo discutiremos a gênese textual (Genética de Textos) de discursos reportados (DR) identificados em processos de escritura e seus respectivos manuscritos escolares, produzidos por uma dupla de alunas do 2º ano do Ensino Fundamental. A partir do protocolo de coleta de dados proposto pelo Sistema Ramos, foram filmados 10 processos de produção de contos etiológicos inventados por essas alunas. As alunas deveriam combinar um conto etiológico inventado e, posteriormente, a dupla escreveria o conto em uma folha de papel. Na primeira parte deste estudo, descreveremos as ocorrências de DR relacionando produto e processo de escritura. Na segunda parte, analisaremos o processo de construção do DR a partir do processo de escritura do conto inventado. Mostraremos que a baixa ocorrência de DR no enunciado escrito em relação ao DR proferido oralmente dá-se em razão do processo genético de construção da narrativa inventada a dois. O DR inscrito na folha de papel é o resultado de uma série de formulações/reformulações ativadas através do diálogo entre as alunas. Essa dinâmica parece ter favorecido a dimensão inventiva da narrativa ficcional e, ao mesmo tempo, a própria produção de unidade de sentido da trama narrativa, colocando em relação as vozes das alunas/narradoras e as vozes dos personagens.

Palavras-chave: discurso reportado; escrita colaborativa; genética textual; contos etiológicos.

Abstract: In this study we will discuss the textual genesis (Genetics of Texts) of reported discourses (DR) identified in writing processes and their respective school manuscripts, produced by a pair of 2nd year of elementary school. From the protocol of data collection proposed by the Ramos System, 10 processes of etiological tales invented by these students were filmed. The students should combine an etiological tale invented, and later the pair of students would write the story on a sheet of paper. In the first part of this study, we describe the occurrences of DR relating product and its writing process. In the second part, we will analyze the process of DR construction from the process of writing a etiological tales. We will show that the low occurrence of DR in the written enunciation in relation to DR uttered orally is due to the genetic process of construction of the narrative invented by two students. The DR inscribed on the sheet of paper is the result of a series of formulations/reformulations activated through dialogue between the students. This dynamic seems to have favored the inventive dimension of the fictional narrative and, at the same time, the very production of unity of meaning of the narrative plot, putting in relation the voices of the students / narrators and the voices of the characters.

Keywords: reported speech; collaborative writing; textual genetics; and etiological tales.


Keywords


Discurso Reportado; Escrita Colaborativa; Genética textual.

References


AUTHIER-REVUZ, J. Repères dans le champ du discours rapporté (suite). L’Information Grammaticale, Paris, n. 56, p. 10-15, 1993.

AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Campinas: Unicamp, 1998.

AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss. São Paulo: Publifolha, 2009.

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.

BENVENISTE, É. Problèmes de linguistique générale I. Paris: Gallimard, 1966.

BORÉ, C. L’écriture scolaire de fiction comme reencontre du langage de l’autre. Revue Reperes: Recherches en Didactique du Français Langue Maternelle, Lyon, n. 33, p. 37-60, 2006.

BORÉ, C. Modalités de la fiction dans l’écriture scolaire. Paris: L’Harmattan, 2010.

BORÉ, C. Le discours direct dans des écrits fictionnels scolaires: marques et significations. In: BRANCA-ROSOFF, S. et al. (ed.). L’Hétérogène à l’oeuvre dans la langue et les discours. Hommage à Jacqueline Authier-Revuz. Limoges: Editions Lambert-Lucas, 2012. Cap. 7, p. 117-134.

BORÉ, C.; CALIL, E.; AMORIM, K. L. Etude comparative des formes de discours rapportés dans des contes des origines chez des scripteurs français et brésiliens (7-8 ans): premiers résultats. SHS Web of Conferences, [S.l.], v. 16, 2013. Disponível em: http://www.shs-conferences.org/articles/shsconf/abs/2015/03/shsconf_iaimte2013_02001/shsconf_iaimte2013 _02001.html. Acesso em: 10 out. 2015.

CALIL, E. Cadernos de histórias: o que se repete em manuscritos de uma criança de 6 anos? In: BLAS, Verónica S. (ed.). Mis primeros passos: alfabetización, escuela y usos cotidianos de la escritura (siglos XIX y XX). Gijón: TREA, 2008.

CALIL, E. O sentido das palavras e como eles se relacionam como texto em curso: estudo sobre comentários semânticos feitos por uma díade de alunas de 7 anos de idade. ALFA, São José do Rio Preto, v. 60, n. 3, p. 531-555, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1612-4

CALIL, E. Rasura Oral Comentada: definição, funcionamento e tipos em processos de escritura a dois. In: SILVA, C. L.; DEL RÉ, A.; CAVALVANTE, M. (org.). A criança na/com a linguagem: saberes em contraponto. Porto Alegre: UFRGS, 2017. p. 161-192.

CALIL, E. Sistema Ramos: método para captura multimodal de processos de escritura a dois no tempo e no espaço real da sala de aula. ALFA, São José do Rio Preto, v. 63, 2019. (no prelo).

CALIL, E.; AMORIM, A. K. “Nós vamos ter que dar dez beijos em cada um”: a gênese de discurso direto em um processo de escritura a dois. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 4, 1175-1193, 2017.

CALIL, E.; DEL RÉ, A. Análise multimodal de uma história inventada: o caso da onomatopeia visual. Revista da Anpoll, Belo Horizonte, v. 2, n. 27, p. 13-41, jan./jun, 2009.

CHEN, H.; MYHILL, D. Children talking about writing: Investigating metalinguistic understanding. Linguistics and Education, [S.l.], v. 35, p. 100-108, 2016.

DAIUTE, C.; DALTON, B. Collaboration between children learning to write: connovices be masters. Technical Report, [S.l.], n. 60, april, 1992.

DESCHILDT. S. Les paroles de personnages dans les récits des élèves de CM2. Recherches, [S.l.], n..39, p. 141-173, 2003.

DUBOIS, J. Dicionário de linguística. São Paulo: Cultrix, 2006.

FERREIRO; E. et al. (ed.). Chapeuzinho Vermelho aprende a escrever: estudos psicolinguísticos comparativos em três línguas. São Paulo: Ática, 1996.

FERREIRO, E.; SIRO, A. Narrar por escrito do ponto de vista de um personagem: uma experiência de criação literária com crianças. São Paulo: Ática, 2010.

FLORES, V.; BORGES, L. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.

GENETTE, G. Figures III. Paris: Seuil, 1972.

GRANGET, C. Quelques éléments d’acquisition pour aborder le discours rapporté en FLE. Enseigner les Structures Langagières en FLE, Mar. Bruxelles, Belgique, p. 269-281, 2008. Disponível em: hal-01023256. Acesso em: 14 jan. 2015.

GRÉSILLON, A. Elementos da crítica genética: ler os manuscritos modernos. Trad. Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

GRÉSILLON, A. La mise em oeuvre: Itinéraires génétiques. Paris: CNRS Editions, 2008.

HALTÉ, J-F. La didactique du français. Paris: PUF, 1992. p. 1-15.

JONASSON, K. Le discours narrativisé dans une vue de Maupassant et as traduction dans deux versions suédoises, In: BERRE, M.; van SLIJCKE, A.; HADERMANN, P. La syntaxe raisonée. Louvain-la-Neuve, Belgique: De Boeck Supérieur, 2003. (Collection Champs Linguistiques, p. 297-308)

KELLOGG, R. T. Training writing skills: A cognitive developmental perspective. Journal of Writing Research, Antwerpen, v. 1, n. 1, p. 1-26, 2008.

LIRA, L.; CALIL, E. La construction de la parole du personnage dans le texte en cours de production. Nouveaux Cahiers de la Recherche en Éducation, Sherbrooke, v. 19, n. 3, p. 32-54, 2016. Doi:10.7202/1045176ar

LIRA, L.; CALIL, E. Gênese da fala do personagem em contos etiológicos inventados por dois alunos recentemente alfabetizados: o jogo entre o oral e o escrito. SIGNUM: Estud. Ling, Londrina, n. 20, n. 2, p. 122-150, ago. 2017.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2002.

MOCHET, M-A. Mention et/ou usage: discours direct et discours direct libre en situation de type conversationnel. In: COLLOQUE AUTONYMIE, 2000, Paris. Actes [...]. Paris: Université de la Sorbonne Nouvelle Paris 3, 2000. Disponível em: http://syled.univ-paris3.fr/colloques/autonymie-2000/theme5/mochetma.pdf. Acesso em: 14 jan. 2015.

ROSIER, L. Le discours rapporté. Histoire, théories, pratiques. Paris; Bruxelles: Éditions Duculot, 2008.

VAN DEN BERGH, H.; RIJLAARSDAM, B. The dynamics of idea generation during writing: an online study. In: TORRANCE, M.; WAES, V. L.; GALBRAITH, D. Writing and cognition: research and applications. Amsterdam: Elsevier, 2007. p. 125-150.

ZATS, L.; ABREU, G. De onde tudo surgiu e como tudo começou. São Paulo: Moderna, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.27.3.1459-1487

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c) 2019 Lidiane Evangelista Lira, Eduardo Calil

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional