Propriedades linguísticas da redação do Enem: uma análise computacional / Linguistic properties of Enem essays: a computational analysis

Roberlei Alves Bertucci

Abstract


Resumo: Este texto descreve algumas propriedades linguísticas recorrentes em textos nota 1000 do Enem. Parte-se do princípio de que o gênero redação do Enem tem características próprias, como a exposição aliada à argumentação, e que elementos como repertório e amplo uso de conectivos e modalizadores podem contribuir para a caracterização do texto. Nesta pesquisa, levando em conta o rigoroso processo de avaliação pelo qual passam, consideram-se as redações nota 1000 como exemplares prototípicos do gênero, ou seja, cumprem todos os requisitos exigidos pela banca. O corpus é constituído de 95 redações que alcançaram a nota máxima nos anos de 2014, 2018 e 2019, analisadas por meio do software Tropes, uma ferramenta computacional de análise lexical que verifica as recorrências de categorias e repertório. Os resultados mostraram que tais redações apresentam uma estrutura muito próxima àquela que se verifica na literatura sobre o tema, em especial o predomínio da estrutura impessoal (terceira pessoa), a amplitude do repertório (universo de referência), a variedade e alta frequência de conectivos e modalizadores, além da recorrência de verbos estativos, como ser. Com isso, conclui-se tanto que a ferramenta contribui para a descrição do gênero em questão quanto que os resultados fomentam um debate em torno da padronização da estrutura do texto do Enem.

Palavras-chave: gênero textual; ferramenta computacional; redação do Enem; propriedades linguísticas.

Abstract: This paper aims to describe some linguistic properties found in Enem essays graded to 1000 points, the maximal score. It considers that this genre has its own characteristics, such as the relation between exposition and argumentative types, a wide repertoire, as well as a large use of connectives and modal elements, all of them contribute to characterize this genre. In this research, by considering the strict evaluation process, it has been considered that these essays graded to 1000 points prototypically represent the genre, once that they meet the criteria required by the evaluation panel. The corpus consists of 95 essays that got 1000 points in 2014, 2018 and 2019 exams. It has been analyzed by means of Tropes, a computational tool that verifies the frequency of lexical items group them in categories and repertoire. The results show that such essays follow what the literature proposed by the genre, especially, the impersonality (third person only), the vast repertoire extension (universe of reference), the range of connectives and modal elements, besides the recurrence of stative verbs, such as ser (‘to be’). Consequently, one concludes that both the tool contributes to the genre description, and the results put forward the debate around the standardization of the Enem essay structure.

Keywords: textual genre; computational tool; Enem essay; linguistic properties.


Keywords


gênero textual; ferramenta computacional; redação do Enem; propriedades linguísticas; textual genre; computational tool; Enem essay; linguistic properties.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.29.2.999-1032

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