“Isso tudo me traz de novo a vida que eu tinha”: a coconstrução de uma narrativa autobiográfica na Doença de Alzheimer / “It all brings me back to the life I had”: the co-construction of an autobiographical narrative in Alzheimer’s Disease

Caio Mira, Katiuscia Custódio

Abstract


Resumo: A Doença de Alzheimer é uma patologia neurodegenerativa que afeta, dentre outras funções cognitivas, a linguagem, causando dificuldades de acesso lexical, articulação fonológica, organização sintática e alterações de elementos pragmáticos da conversação que prejudicam as interações cotidianas. Tendo em vista esse contexto, o presente artigo analisa a interação face a face de uma pessoa acometida pela DA na fase moderada, com um pesquisador em uma situação de entrevista narrativa. A partir do pressuposto de que usar a linguagem é engajar-se em uma ação colaborativa, especificamente a produção de uma narrativa autobiográfica, o presente trabalho fundamenta-se no aparato teórico da Análise da Conversação, dos Estudos das Narrativas Orais e da Linguística Textual. A narrativa autobiográfica que tomaremos em análise no presente artigo integra um corpus de interações gravadas com uma participante acometida pela DA. As análises demonstram que a participante mantém uma atitude colaborativa durante toda a interação, coconstruindo referentes com o interlocutor, inclusive quando surgem déficits ocasionados pela patologia. Além disso, a performance narrativa da participante caracteriza-se por uma narrativa autobiográfica que emerge no contexto discursivo-interacional exercendo o papel de ressignificar sua experiência de vida frente à doença.

Palavras-chave: Doença de Alzheimer; narrativa autobiográfica; referenciação.

Abstract: Alzheimer’s disease is a neurodegenerative pathology that affects, among other cognitive functions, language, causing difficulties in lexical access, phonological articulation, syntactic organization and changes in pragmatic elements of conversation that impair daily interactions. In view of this context, the present article analyzes the face-to-face interaction of a person affected by AD in the moderate phase, with a researcher in a situation of narrative interview. Based on the assumption that using language is to engage in a collaborative action, specifically the production of an autobiographical narrative, the present work is based on the theoretical apparatus of Conversation Analysis, Oral Narrative Studies and Textual Linguistics. The autobiographical narrative that we will analyze in this article includes a corpus of interactions recorded with a participant affected by AD. The analyzes show that the participant maintains a collaborative attitude throughout the interaction, co-building referents with the interlocutor, even when deficits caused by the pathology arise. In addition, the participant’s narrative performance is characterized by an autobiographical narrative that emerges in the discursive-interactional context playing the role of reframing her life experience in the face of the disease.

Keywords: Alzheimer’s disease; autobiographical narrative; reference.


Keywords


Doença de Alzheimer; narrativa autobiográfica; referenciação; Alzheimer’s disease; autobiographical narrative; reference.

References


APOTHÉLOZ, D.; REICHLER-BÉGUELIN, M. J. Construction de la référence et stratégies de désignation. In: BERRENDONNER, A.; REICHLER-BEGUELIN, M. J. (org.). Du sintagme nominal aux objects-de-discours. Neuchâtel: Université de Neuchâtel Institute de Linguistique, 1995, p. 227-271.

BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. D.E.L.T.A., São Paulo, n. 31 (especial), p. 97-126, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-445083363903760077

CLARK, H. C. Using Language. New York: Cambridge University Press, 1996.

CUSTODIO, K. A. “Como é que vou dizer...”: a coconstrução de sentidos nas narrativas orais de uma pessoa com atrofia cortical posterior. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2019.

DE FINNA, A. Narrative and Identities. In: DE FINNA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. (org.). The Handbook of Narrative Analysis. West Sussex: Wiley Blackwell, 2015. p. 155-190. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139051255.009

DE FINNA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. Analyzing Narrative. Discourse and Sociolinguistic Perspectives. New York; Cambridge: Cambridge University Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139051255

FLANNERY, M. De “grandes” a pequenas estórias: contribuições de uma nova perspectiva para a análise da narrativa. Investigações, Recife, v. 23, n. 2, p.117-142, 2010.

FLANNERY, M. Uma introdução à análise linguística da narrativa oral: abordagens e modelos. Campinas: Pontes Editores, 2015.

HYDÉN, L. C. Storytelling in Dementia: Collaboration and Commun Ground. In: HYDÉN, L. C.; ANTELIUS, E (org.). Living with Demencia. Palgrave: Londres, 2017. p. 116-134. DOI: https://doi.org/10.1057/978-1-137-59375-7_7

HYDÉN, L. C. Entangled Narratives: Collaborative Storytellying and the Re-Imagining of Dementia. Oxford: Oxford University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780199391578.001.0001

JUBRAN, C. C. A. S. O tópico discursivo. In: JUBRAN, C. C. A. S.; KOCH, I.G.V. (org.). Gramática do português culto falado no Brasil: a construção do texto falado. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2006. v. 1. p. 89-132.

KIM, J. Understanding Narrative Inquiry: The Crafting and Analysis of Stories as Research. London: SAGE, 2016. DOI: https://doi.org/10.4135/9781071802861

KOCH, I. G. V. Expressões referenciais definidas e sua função textual. In: DUARTE, L. P. (org.). Para sempre em mim: homenagem a Ângela Vaz Leão. Belo Horizonte: CESPUC, 1999. p. 138-150.

KOCH, I. G. V. A referenciação como atividade cognitivo-discursiva e interacional. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 41, p. 75-89, 2001. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v41i0.8637002

KOCH, I. G. V. A. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, I. G. V. A referenciação como construção sociocognitiva: o caso dos rótulos. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 201-213, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.16.1.201-213.

KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative Analysis: Oral Versions of Personal Experience. In: HELM, J. (org.). Essays on the Verbal and Visual Arts. Seatlle: University of Washington Press, 1967. p. 12-44.

LEITE, M. Q. et al. A análise da conversação no Grupo de Trabalho Linguística do Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística. In: BENTES, A. C.; LEITE, M. Q. (org.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2010. p. 49-87.

LINDE, C. Life Stories: The Creation of Coherence. New York: Oxford, 1993.

MARCUSCHI, L. A. O léxico: lista, rede ou cognição social?. In: NEGRI, L.; FOLTRAN, M. J.; OLIVEIRA, R. P. (org.). Sentido e significação: em torno da obra de Rodolfo Ilari. São Paulo: Editora Contexto, 2004. p. 263-284

MARCUSCHI, L. A. Anáfora indireta: o barco textual e suas âncoras. Revista Letras, Curitiba, n. 56, p. 217-258, 2001. DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v56i0.18415

MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1998.

MIRA, C. COMO É QUE A GENTE DIZ? Uma análise das estratégias textual-interativas na narrativa de uma pessoa com Doença de Alzheimer. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 19, p. 419-433, 2019.

MIRA, C.; CUSTODIO, K. A. Contribuições da noção de referenciação para análise da narrativa oral no contexto da atrofia cortical posterior. Investigações, Recife, v. 32, p. 1-23, 2019.

MIRA, C.; CARNIN, A. Histórias sobre o convívio com a Doença de Alzheimer: contribuições da noção de referenciação para a análise de narrativas no contexto de interações de um Grupo de Apoio. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 59, p. 157-174, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v59i1.8648426

MISHLER, E. G. Research Interviewing: Context and Narrative. Cambridge: Harvard University Press, 1986.

MOITA LOPES, L. P. A performance narrativa do jogador Ronaldo como fenômeno sexual em um jornal carioca: multimodalidade, posicionamento e iconicidade. Revista da Anpoll, Belo Horizonte, v. 2, n. 27, p. 127-157, 2009. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v2i27.146

MONDADA; L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52.

MORATO, E. O caráter sociocognitivo da metaforicidade: contribuições do estudo do tratamento de expressões formulaicas por pessoas com afasia e com Doença de Alzheimer. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 157-177, 2008. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.16.1.157-177

MORATO, E. A noção de frame no contexto neurolinguístico: o que ela é capaz de explicar? Cadernos de Letras da UFF, Niterói, n. 41, p. 93-113, 2010.

MORATO, E. Das relações entre linguagem, cognição e interação – algumas implicações para o campo da saúde. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 16, n. 3, p. 575-690, 2016.

NORRICK, N. R. Narrative contexts. In: NORRICK, N. R. (org.). Conversational Narrative: Storytelling in Everyday Talk. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2007. p. 105-134.

OCHS, E.; CAPPS, L. Living Narrative: Creating Lives in Everyday Storytelling. Cambridge: Harvard University Press, 2001.

ROSCH, E. Cognitive Representationsof Semantic Categories. Journal of Experimental Psychology, General, v. 104, n. 3, p. 192-233, 1975. DOI: https://doi.org/10.1037/0096-3445.104.3.192

SANTOS, E. N. et al. Educação em saúde na comunidade: dialogando sobre o envelhecimento e a Doença de Alzheimer. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR, Cianorte, PR, v. 27, n. 2, p. 32-36, 2019.

SHENK, D. There Was an Old Woman: Maintenance of Identity by People with Alzheimer’s Dementia. In: DAVIS, B. H. (org.). Alzheimer Talk, Text and Context: Enhancing Communication. New York: Palgrave Mamillan, 2005. p. 3-17. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230502024_1

VIEIRA, G. D. et al. A deposição de peptídeo beta-amilóide e as alterações vasculares presentes na doença de Alzheimer. Journal of Health Biology Science, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 218-223, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v2i4.98.p218-223.2014

VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

WOOD, D.; BRUNER, J.; ROSS, G. The Role of Tutoring in Problem Solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, [S.l.], n. 17, p. 89-100, 1976. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.1976.tb00381.x

ZIDAN, M. et al. Alterações motoras e funcionais em diferentes estágios da Doença de Alzheimer. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 39, n. 5, p. 161-165, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832012000500003 




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.29.3.1979-2009

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c) 2021 Caio Mira, Katiuscia Custódio

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional