Consciência morfológica: o emprego de sufixos agentivos por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização / Morphological Awareness: the Use of Agentive Suffixes by Illiterate Children and Children in the Literacy Process

Veridiana Pereira Borges, Carmen Lúcia Barreto Matzenauer

Abstract


Resumo: O foco deste estudo foi a verificação da consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização, avaliada por meio da aplicação de uma tarefa de produção dos sufixos agentivos -or, -eiro, -ista. A consciência morfológica é a habilidade de manipulação das menores unidades de sentido de uma língua, os morfemas, e de reflexão sobre essas unidades. O corpus foi obtido por meio de entrevistas com 16 crianças, 8 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, divididas em dois grupos: Grupo 1, com crianças não alfabetizadas (idade entre 4 e 5 anos); Grupo 2, com crianças em processo de alfabetização (idade entre 6 e 7 anos). A análise voltou-se para a manipulação de morfemas evidenciada pelo emprego de um morfema por outro com o mesmo valor agentivo. Os resultados mostraram o crescimento gradual da capacidade de análise da estrutura morfológica das palavras, condicionado pela idade e pela escolaridade, embora essa habilidade já se mostre presente desde a primeira faixa etária estudada, o que se interpreta como a presença precoce de um nível de consciência morfológica já na idade de 4 anos – desde essa idade as crianças já manipulam sufixos agentivos, formando palavras que não seguem a estrutura convencional da língua.

Palavras-chave: aquisição da morfologia; consciência morfológica; sufixos agentivos.

Abstrat: This study aimed at investigating morphological awareness of children who were either illiterate or going through their literacy process by applying a production task with agentive suffixes -or, -eiro, -ista. Morphological awareness is the ability to reflect on the smallest units of meaning in a language, the morphemes, intentionally applied to the structuring and recognition of words. The corpus was obtained through interviews with 16 children, 8 male and 8 female, divided into two groups: Group 1: preliterate children, aged between 4 and 5 years; Group 2: children in the process of literacy, aged between 6 and 7 years. The analysis focused on the manipulation of morphemes evidenced by replacing a morpheme with another with the same agentive value. Results showed gradual building of morphological awareness as children’s ages and contact with the literacy process increase, although it had already been present in the first age group that was part of the study. This fact is interpreted as the precocious presence of a level of morphological awareness at the age of 4, when children start to manipulate agentive suffixes and form words that do not follow the conventional structure of the language.

Keywords: acquisition of morphology; morphological awareness; agentive suffixes.


Keywords


Aquisição da Morfologia; Consciência Morfológica; Sufixos Agentivos

References


ARONOFF, M. Word formation in generative gramar. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1976.

BASÍLIO, M. Teoria Lexical. 7.ed. São Paulo: Ática, 1987.

BASÍLIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

BASSANI, I.; SOARES, F. Levantamento bibliográfico de estudos em

aquisição de linguagem em revistas de linguística brasileiras: um enfoque

para a morfologia. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte,

v. 30, n. 1, 2022, p. 425-455. DOI: http://dx.doi.org/ 10.17851/2237-

27.4.325-355

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 2009.

BERKO, J. The child’s learning of English morphology. Word, v.14, p.150-

, 1958. DOI: http://dx.doi.org/10.1080 / 00437956.1958.11659661.

BORGES, V. P. Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização: produção e reconhecimento de morfemas. 2015. 154 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2015.

CÂMARA JÚNIOR. Estrutura da Língua Portuguesa. 38 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1970.

CARLISLE, J. F. Morphological awareness and early reading

achievement. In: FELDMAN, L. (org.). Morphological aspects of

language processing. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1995.

p. 189-211.

CARLISLE, J. F.; NOMANBHOY, D. M. Phonological and morphological

awareness in first graders. Applied Psycholinguistics, Cambridge, v. 14,

p. 177–195, 1993. DOI: https://doi.org/10.1017/S0142716400009541.

CICLISTA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Aurélio: 7 Graus,

Disponível em: https://www.dicio.com.br/aurelio-2/. Acesso em:

nov.2021.

CLARK, E.V. Morphology in Language Acquisition. In: SPENCER, A.;

ZWICKY, A.M. (eds.). The Handbook of Morphology. Hoboken: John

Wiley & Sons, 2001. p. 374-389.

CORREA, L. M. Aquisição da linguagem: uma retrospectiva dos últimos

trinta anos. Delta: Documentação e Estudos em Linguística Teórica

e Aplicada, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 339-383, 2018. DOI: https://doi.

org/10.1590/S0102-44501999000300014.

DEACON, H.; KIRBY, J. Morphological awareness: Just «more

phonological»’? The roles of morphological and phonological awareness

in reading development. Applied Psycholinguistics, Cambridge, v. 25,

p. 223-238, 2004. DOI: https://doi.org/10.1017.S0124716404001117.

DURÃO, J. H. C. Consciência morfológica e desenvolvimento da escrita.

74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Escola Superior de

Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2016.

FERRARI NETO, J. Passos em direção a uma teoria da aquisição

da morfologia. In: TAVEIRA DA CRUZ, R. (org.). As interfaces da

gramática. Curitiba: Editora CRV, 2012. p. 215-239.

FIGUEIRA, R. A. A criança na língua. Erros de gênero como marcas de

subjetivação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 47, n. 1/2,

p. 29–48, 2005. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v47i1/2.8637268.

GOMBERT, J. Metalinguistic Development. Hertfordshire: Harverster

Whesheaf, 1992.

GONÇALVES, C.A. Morfologia. São Paulo: Parábola, 2019.

GOULART, T, T. P. D. A Produção de Formas Verbais Irregulares por

Crianças Falantes do Português Brasileiro (PB). 2015. 147 f. Dissertação

(Mestrado em Linguística Aplicada) –Programa de Pós-Graduação em

Letras, Universidade Católica de Pelotas, 2015.

HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa,

versão monousuário. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KIRBY, J.; DEACON, H.; BOWERS, P.; IZENBERG, L.; WADE-

WOOLLEY, L.; PARRILA, R. Children’s morphological awareness and reading ability. Reading and Writing, v. 25, p. 389-410, 2012. DOI:

https://doi.org/10.1007/s11145-010-9276-5.

LIMA, P. A. N. de. Morfemas derivacionais e compostos do português

brasileiro na fala de crianças de dois a sete anos de idade. 2006. 91 f.

Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em

Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

LORANDI, A. Formas Morfológicas Variantes na gramática infantil: um

estudo à luz da Teoria da Otimidade. 2006. 185 p. Dissertação (Mestrado

em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Letras,

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006.

MACHADO, M. J. M. da C. Implicações da consciência morfológica

no desenvolvimento da escrita. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em

Ciências da Educação) – Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto

Politécnico de Lisboa, 2011.

MOTA, M. O papel da consciência morfológica para a alfabetização em

leitura. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 1, p. 159-166, 2009.

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000100019 Disponível

em:

abstract/?lang=pt#>. Acesso em: 12 nov. 2021.

MOTA, M. Explorando a relação entre consciência morfológica,

processamento cognitivo e escrita. Estudos de Psicologia, Campinas,

v. 29, n. 1. p. 159-166, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-

X2012000100010

MONTEIRO, J. L. Morfologia Portuguesa. 3.ed. Campinas: Pontes,

NUNES, T.; BRYANT, P. Improving literacy by teaching morphemes.

London: Routledge, 2006.

SANDMANN, A. J. Formação de palavras no português brasileiro

contemporâneo. Dados eletrônicos. Curitiba: Ed. UFPR, 2020.

SEIXAS, M. C. P. O desenvolvimento da Consciência Morfológica em

Crianças de 5 anos. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da

Educação) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do

Algarve, 2007.

TIGHE, E.L.; BINDER, K.S. An investigation of morphological

awareness and processing in adults with low literacy. Applied

Psycholinguists, Cambridge, v. 36, n. 2, p. 245-273, 2015. DOI: https://

doi.org/10.1017/S0142716413000222.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.3.1365-1396

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c) 2022 Veridianaa Pereira Borges, Carmen Lúcia Barreto Matzenauer

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional