Experiências de estudantes em processo de aprendizagem de língua inglesa: por mais transparência
Abstract
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ARAGÃO, R. C. Cognição, emoção e reflexão na sala de aula: por uma abordagem sistêmica do ensino/ aprendizagem de inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 5, n. 2, p. 101-122, 2005.
ARAGÃO, R. C. São as histórias que nos dizem mais: emoção, reflexão e ação na sala de aula. 2007. 274f. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
CONCEIÇÃO, M. P. Vocabulário e consulta ao dicionário: analisando as relações entre experiências, crenças e ações na aprendizagem de LE. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Lingüisticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
CUNHA, N. B. da. Experiências de aprendizagem: um estudo de caso sobre as experiências de estudo fora da sala de aula de alunos de Letras/Inglês em uma instituição particular de ensino superior. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüisticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
DONATO, R.; McCORMICK, D. A sociocultural perspective on language learning strategies: the role of mediation. Modern Language Journal, v. 78, p. 453-464, 1994.
FREITAS, M.A. Ensino em time por professoras-formadoras (inglês): um ritmo constante de fragmentações, fluidez, contradições. 2004. Tese (Doutorado em Letras) – UNESP, Assis, 2004.
LANTOLF, J. P. (Ed.). Sociocultural theory and second language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
LATHER, P. Issues of validity in openly ideological research: between a rock and a soft place. Interchange, v. 17, n. 4, p. 63-84, 1986.
MATTOS, A. M A. Percepções de uma professora de inglês sobre sua sala de aula – uma visão êmica. 2000. 148f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüisticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
MICCOLI, L. A deeper view of EFL learning: students’ classroom experiences. Claritas, v. 6, n. 3-4, p. 185-204, 2000.
MICCOLI, L. Reflexão crítica no processo de aprendizagem: o ponto de vista do aluno sobre experiências de aprendizagem de língua inglesa. In: MENDES, E. A. de M.; OLIVEIRA P. M. e BENN-IBLER, V. (Org.). O novo milênio: interfaces lingüísticas e literárias. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2001. p. 123-140.
MICCOLI, L. Individual classroom experiences: a socio-cultural comparison for understanding EFL classroom learning. Ilha do Desterro, v. 41, n. 1, p. 61-91, 2003.
MICCOLI, L. Collective and individual classroom experiences: a deeper view of EFL learning in a Brazilian university. Revista Virtual da Linguagem – ReVel. Ano 2, n. 2, 2004. Disponível em: www.revelhp.cjb.net.
MICCOLI, L. Tapando buracos em um projeto de formação continuada à distância para professores de LE: avanços apesar da dura realidade. Linguagem e Ensino, v. 9, n. 1, p. 129-158, 2006.
MICCOLI, L. A experiência na Lingüística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras: conceituação, referências e implicações para a pesquisa. Revista de Lingüística Aplicada, v. 7, n. 1, 2007.
MILLER, G. A. The magical number seven, plus or minus two: some limits on our capacity for processing information. Psychological Review, v. 63, p. 81-97, 1956.
NEFFA, C. A cultura de avaliar de um professor/coordenador de disciplinas de LE: um estudo de caso no ensino médio. 180f. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüisticos) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
PORTO, C. Percepções de professoras de Letras/Inglês sobre avaliação de aprendizagem: um estudo de caso. 185f. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüisticos) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.15.1.197-224
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c)
e - ISSN 2237-2083
Licensed through Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional