Interação mãe e filho: um percurso através da análise do discurso para a compreensão do retardo de linguagem
Abstract
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas: Unicamp, v.19, p. 25-42, 1990.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CAMPOS, C. M. A concepção de texto na aquisição de linguagem. Estudos Linguísticos XXXIV; 52° Seminário do GEL – Unicamp, Campinas, p. 123-128, 2005.
COURTINE, J. J. Définition d’Orientations Théoriques et Méthodologiques en Analyse de Discours. Philosophiques, Paris, v. IX, n. 2, 1984.
FERRIOLLI, B. H. V. M. Objeto do desejo: a manifestação metafórica e metonímica no retardo de linguagem. 220f. 2003. Tese (Doutorado) – FFCLRP-USP.
FERRIOLLI, B. H. V. M. Enfoque discursivo na clínica da gagueira. In: ROCHA, Eliana Maria Nigro. Gagueira: um distúrbio da fluência, 2007. Cap. 4, p. 83-104.
FERRAZ; FERRAZ, M. G. C. Sujeito psíquico e sujeito linguístico: uma introdução à psicologia aplicada à fonoaudiologia. Marília: Unesp Marília Publicações, 2001.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Trad. Luiz Fernando Baeta Neves. Petrópolis: Vozes, 1972.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2004.
JAKOBSON, R. Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia. In: BLIKSTEIN, I. (Org.). Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995. p.34-62.
KOMESU, F. C. Diálogo e dialogismo no processo de aquisição da linguagem. Alfa, São Paulo, n. 46, p. 55-70, 2002.
LACAN, J. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1998. p.496-533.
LACAN, J. O desejo e o gozo. In: LACAN, J. O seminário: as formações do inconsciente, livro V. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p.261-279.
ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
PALLADINO, R. R. R. Questões sobre o diagnóstico fonoaudiológico em crianças. Distúrbios da Comunicação, São Paulo: PUC, v. 11, p.111-124, 1999.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Eni Orlandi. Campinas: Unicamp, 1997. p. 61-151.
PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. Projetos Paralelos NURC I. São Paulo: Humanitas – USP; 2001. p. 7-10.
RESCORLA, L.; ROSS, G. S.; MACCLURE, S. Language Delay and behavioral/emotional problems in toddlers: findings from two developmental clinics. J. Speech Language, and Hearing Research, n. 50, p.1063-1078, 2007.
SACHSE, S.; VON SUCHODOLETZ, W. Early identification of language delay by direct language assessment or parent report? J. Dev. Behav. Pediatr., n. 29, p. 34-41, 2008.
SAUSSURE, F. Objeto da linguística. In: SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. 7 ed. São Paulo: Cultrix, 1975. p. 15-23.
SOBRINHO, A. Dizer o Dito – a questão da interpretação na fonoaudiologia. Distúrbios da Comunicação, São Paulo: PUC, v.8, p 23-39, 1996.
TFOUNI, L.V.; FERRIOLLI, B. H. V. M.; MORAES, J. A concepção de sujeito na clínica fonoaudiológica: a proposta de um novo paradigma. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Carapicuiba, SP, v. 14, n. 2, p. 275-282, 2002.
TFOUNI, L.V.; PANTONI, R.V. Sobre a ideologia e o efeito de evidência na teoria da análise do discurso francesa. In: Resúmenes II Conferencia internacional “La obra de Carlos Marx y los desafios del siglo XXI”. Havana. p. 70, 2004.
TFOUNI, L. V.; FERRIOLLI, B. H. V. M. O discurso dos pais como resultado do discurso dos pais. In: DEL RÉ, A.; FERANADES, S. D. (Org.). A linguagem da criança: sentido, corpo e discurso. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. p. 165-180.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.17.2.143-159
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c)
e - ISSN 2237-2083
Licensed through Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional