Identidades múltiplas e hibridação em Jorge Ben: alquimia, negritude e indústria cultural

Susana Bianca de Andrade

Resumo


O sujeito, cuja identidade um dia se demonstrou unificada e estável, está se reconfigurando, assumindo identidades diversas. E, se assim o é, tal sujeito também seleciona, conscientemente ou não, de cada ocasião passada, o que lhe convém para sustentar a identidade assumida em determinado momento. O artista Jorge Ben (Jor) apresenta uma produção formada a partir da combinação de diferentes elementos que têm força para gerar novas estruturas e práticas, ou seja, é uma produção híbrida. Nessa produção, há a junção de elementos que remetem ao universo negro e a práticas europeias medievais, sem se desligar da forte influência da indústria cultural na qual está imersa. Desse modo, ao analisar esse sujeito pós-moderno e observar fragmentos de tradições diversas em suas letras, objetiva-se compreender, a partir dos rastros deixados, o que a produção híbrida de tal sujeito de identidades múltiplas resgata do passado e realoca no presente. Ou seja, rui-se com a tradição e produz-se algo novo, potencial de estranhamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, T. W. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades, 2003.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. A Indústria Cultural: O Esclarecimento Como Mistificação das Massas. In: ______. Dialética do esclarecimento fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1947.

AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

ALBERTUS, F. Guia prático de alquimia. São Paulo: Pensamento, 1974.

ALVES, C. Poesia romântica brasileira. São Paulo: Edigraf, 1965.

BEN JOR, J. Memória roda viva: depoiment. FAPESP, São Paulo, [18 de dezembro, 1995]. Entrevista concedida a Matinas Suzuki, Marcelo Pires, Mônica Figueiredo, Cunha Jr, Tárik de Souza, Chico Science, Skowa, Antonio Carlos Miguel. Disponível em: http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/66/entrevi. Acesso em: 8 out. 2014.

BEN JOR, J. O homem patropi: depoiment. Revista Trip, [S.l], [10 de novembro, 2009]. Entrevista concedida a Pedro Alexandre Sanches. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2014.

BEN, J. A tábua de esmeralda. Rio de Janeiro: Polygram, 1972. 1 disco: 33 1/3 rpm.

BEN, J. Jorge Ben agita o mundo artístico: depoiment. Entrevista concedida a Revista do Rádio. Revista do Rádio, Rio de Janeiro, n. 732, p. 24-25, set. [1963].

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOSCATO, L. A. de L. Vivendo a sociedade alternativa: Raul Seixas no panorama da contracultura jovem. 2006. 258 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

CAMPOS, A. de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1993.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

COMPAGNON, A. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

COUTO. J. G. Jorge Ben Jor. In: NESTROVSKI, A. (Org.). Música popular brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002. p. 141-143.

DÄNIKEN, E. V. Eram os deuses astronautas? São Paulo: Melhoramentos, 1968.

FRANZ, Marie-Louise V. A Alquimia e a Imaginação Ativa. São Paulo: Cultrix, 1979.

FREITAS, I. B. de. Cores o olhares no Brasil oitocentista: os tipos negros de Rugedas e Debret. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

HOLMYARD, E. J. Alchemy. Baltimore: Penguin Books, 1957.

NEUMANN, R. Cultura racional: as leituras do ‘maior homem do mundo’. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

PARUCKER, C. V. (Coord.). Hermes Trismegisto ensinamentos herméticos. Curitiba: Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, 2007.

RIBEIRO, M. P. As formações discursivas sobre a mulher na música popular brasileira (1930-1945). 2007. 338 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

SILVA, A. da C. O Brasil, a África e o Atlântico no século XIX. Trabalho apresentado na Conferência do mês do IEA, 1994.

SILVA, P. da C. [Documentário Imbatível ao extremo: Assim é Jorge Ben Jor! publicado na internet]. Rádio Batuta, Instituto Moreira Sales, [s.d.]. Disponível em: http://ims.uol.com.br/Home-Radio-Batuta-%20Documentarios-Imbativel-ao-extremo-assim-e-Jorge-Ben-Jor/D1095. Acesso em: 8 jul. 2014.

SLENES, R. W. Malungu ngoma nem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista Usp, São Paulo, n. 12, p. 48-67, dez./jan./fev. 1991-1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.9.0.106-118

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.