Por que eles não lêem? refletindo sobre as implicações do não-desenvolvimento de habilidades de leitura

Cláudia Mara de Souza

Resumo


Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão sobre as principais habilidades de leitura verificadas em exame sistêmico e sobre as implicações do não-desenvolvimento de tais habilidades.

Abstract: This paper has the objective to present a reflection about the principal reading skills verified in systemic evaluation e about the implications of non developed of these skills.

Keywords: school; reading skills and evaluation.


Palavras-chave


escola; habilidades de leitura e avaliação.

Texto completo:

PDF

Referências


CLARK, H. H.; CLARK, E. V. Psychology and language. New York: Hardcourt Brace Jovanovich, 1977.

COSCARELLI, Carla V. Leitura em ambiente Multimídia e a Produção de Inferências. 1999. Tese (Doutorado em Lingüística) - Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, 1999.

MARCUSCHI, L. A. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONÍSIO, Ângela; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). O livro didático de português. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna. 2003a.

MARCUSCHI, L. A. Descritores para o ensino de língua portuguesa: pertinência e paradoxo. In: REUNIÃO REGIONAL – SBPC – ABRALIN, I. 2003, Campina Grande. Anais... Campina Grande: SBPC-ABRALIN, 2003b.

PISA. Programa de Avaliação Internacional de Estudantes. Relatório. Inep, 2000.

SAEB. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Relatório Saeb 2001. Brasília: MEC, 2003.

SCOTT, Michael. Lendo nas entrelinhas. Ilha do Desterro. Florianópolis, n. 13, p. 101-123, 1985.

SOUZA, Cláudia M. O que provam as provas: habilidades de leitura em avaliações sistêmicas X habilidades de leitura em livro didático. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.2.4.8-18

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos
ISSN 1809-8150 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.