Clarice Lispector: o dito e o interdito da pintura à ficção

Marcos Antônio de Oliveira, Edgar Cézar Nolasco

Resumo


Resumo: Este artigo propõe tão-somente fazer uma análise da produção pictural da escritora Clarice Lispector, que se constitui em 16 quadros ao todo, encontrando-se alguns na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Por tal produção resumir-se a uma atividade “amadora” da intelectual, realizada no decorrer do ano de 1975 e meados de 1976, a leitura toma como ponto de partida o livro Água viva, por o mesmo apresentar uma narradora-pintora que se propõe a dialogar sobre seu processo de criação pictural-verbal.

Resumen: Este ensayo propone únicamente hacer un análisis de la obra pictórica de la autora Clarice Lispector, que consiste en 16 cuadros en su totalidad, algunos de los cuales se encuentran en la Fundação Casa Rui Barbosa, en Rio de Janeiro. Puesto que tal obra constituye una actividade de “aficionada” de la intelectual, realizada durante el año 1975 y a mediados de 1976, la lectura toma como punto de partida el libro Água viva, que, a su vez, presenta una narradora-pintora, que se propone dialogar sobre su proceso de creación pictórica-verbal.

Palabras-clave: Clarice Lispector; literatura; pintura.


Palavras-chave


Clarice Lispector; literatura; pintura.

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Referências


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Ilustrações

Ilustração 1 – Quadro – Explosão

Ilustração 2 – Quadro - Luta sangrenta pela paz

Ilustração 3 – Quadro – Medo

Ilustração 4 – Quadro – Gruta

Ilustração 5 – Quadro - Tentativa de ser alegre

Internet

Disponível em: http://br.geocities.com/claricegurgelvalente/14 _pinturas.htm>. Consultado em: 25 ago. 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1809-8150.2.4.74-84

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