ESTUDOS DE FAMILIARIDADE E INTELIGIBILIDADE DE UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO COGNITIVA DIGITAL PARA CRIANÇAS

Marli Valgas-Costa, Marcela Mansur-Alves

Resumo


A avaliação das funções cognitivas permite a compreensão dos pontos de dificuldade e potencialidades das crianças.  A tecnologia pode ser uma importante ferramenta para avaliação psicológica. Este estudo apresenta evidências preliminares de familiaridade e inteligibilidade do TENI para crianças mineiras. Este é um teste neuropsicológico digital chinelo, que avalia processos cognitivos. Participaram dos estudos 79 crianças.  No estudo de inteligibilidade apresentou-se os estímulos da subprova de velocidade de nomeação. No de familiaridade, todas as subprovas. A maioria das crianças (96%) reconheceram os itens. Todas demonstrando familiaridade com o instrumento. A tecnologia pode favorecer a elaboração de intervenções mais efetivas.

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Palavras-chave


avaliação psicológica, funções cognitivas, avaliação digital e aprendizagem

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ISSN 2317-0220