TEXTOS MULTIMODAIS: LEITURA E PRODUÇÃO

Cláudia Ribeiro Rodrigues

Resumo


Resumo: Na sociedade contemporânea dominada pelas TDICs, os meios de se comunicar são diversificados assim como as linguagens para se fazê-lo. Dessa forma, este trabalho objetiva discutir a leitura e produção de textos na era digital e investigar quais concepções os alunos têm sobre texto, leitura e escrita além de analisar como se comportam diante de textos multimodais. Trata-se de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, cujos instrumentos principais são um questionário e duas atividades, uma de leitura e outra de produção de textos multimodais, aplicados a 27 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Divinópolis-MG. Os resultados apontam a necessidade de se direcionar as práticas de ensino para desenvolvimento do letramento verbo-visual dos alunos e prepará-los para atenderem as demandas comunicacionais da atualidade.

 

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Multimodalidade. Práticas de Ensino.

Apresentação: http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/?p=8221


Palavras-chave


Diversidade de Linguagens e Culturas. Práticas de Ensino. Multiletramentos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cláudia Ribeiro Rodrigues

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220