O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: análise dos desafios e oportunidades no modelo de ensino

Igor Câmara

Resumo


Resumo: A pandemia da Covid-19 (coronavírus) suspendeu as aulas presenciais em todo o país. Começa então uma corrida, especialmente das escolas, para a adaptação ao modelo de ensino a distância, com a utilização de ferramentas tecnológicas, tanto para a transmissão de aulas ao vivo quanto para a disponibilização de conteúdos gravados. Enquanto se discute de forma mais intensa o processo educacional online, tal modalidade de ensino já é uma constante no ensino superior. Sem uma perspectiva precisa de retorno às aulas na modalidade presencial, dado o caráter potencializador da transmissão do vírus desse tipo de aglomeração, impõe-se a identificação dos principais desafios e oportunidades impostos ao professor para a prática de educação a distância. Sob tais circunstâncias, o presente trabalho identifica em um primeiro momento, o papel do professor e a motivação de quem escolhe a docência como carreira, para identificar quais são os principais desafios para a adaptação às aulas a distância, a fim de que se possa discorrer também sobre as oportunidades e ganhos da implementação desse modelo de ensino

Palavras-chave: educação a distância, ferramentas tecnológicas, papel do professor, docência.


Palavras-chave


EaD; Internet; Ensino; Universidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Igor Câmara

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220