AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AS PESQUISAS EDUCACIONAIS

Débora Araújo da Silva Ferraz

Resumo


Este texto é uma revisão sistêmica, de pesquisa documental e estudos bibliográficos. Objetivamos mapear as contribuições de estudos no campo do ensino de Língua Portuguesa (LP). Realizamos um levantamento de pesquisas do INEP e IBGE e dados do Censo Escolar e IDEB, artigos da SCIELO (entre 2005 e 2018) e teses e dissertações da CAPES (entre 2014 e 2018). As análises realizadas captam o movimento dos estudos de LP, no sentido de estabelecer as máximas relações possíveis para sua compreensão.

 

UEADSL 2021.1: Submissão de trabalhos para a RODA DE CONVERSAS ENTRE EDUCADORES -versão revisada até 13/03 (textolivre.org)


Palavras-chave


Práxis em língua portuguesa, protagonismo em língua portuguesa, ensino de língua portuguesa. pesquisas educacionais.

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ISSN 2317-0220