Quais os efeitos a curto, médio e longo prazo da utilização de software livre na universidade pública brasileira?

Ana Cristina Fricke Matte, Patrícia Lopes Ferreira França, Gustavo Luiz Fernandes de Morais, Alexandre Guelman Davis, Débora Rossini Martins Cardoso

Resumo


Existe uma grande controvérsia a respeito da utilização do software livre nas instituições públicas. Os funcionários dividem-se entre os que temem uma adoção autoritária desse tipo de software e os que defendem que o software livre deve ser implementado, seja pela economia que se apregoa ser inerente a esse uso, seja por propriedades características desses softwares, de diversas naturezas. O software livre na universidade pública possui peculiaridades interessantes: a universidade não possui somente repartições nas quais softwares livres ou proprietários permitem a realização de tarefas típicas de escritório e gerenciamento, mas a utilização de softwares livres ou proprietários afeta sua produtividade nos campos da pesquisa, do ensino e da divulgação de conhecimento científico, que são, em última análise, a tríade de sua existência.

Tendo como horizonte esta pluralidade e a especificidade da Universidade enquanto instituição pública é que trazemos para vocês a resposta de nossos convidados especiais, pessoas que se juntaram a nós para discutir os temas do UEADSL. Vem discutir conosco!

http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=1748


Palavras-chave


Universidade; EAD; Software Livre; Internet

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



ISSN 2317-0220