O Facebook como ambiente virtual de aprendizagem: liberdade e reapropriação no contexto educacional

Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares, Claudia Murta

Resumo


As redes sociais de relacionamento, como Facebook, MySpace, Twitter, YouTube ocupam lugar de destaque nasociedade contemporânea, especialmente na vida dos chamados Nativos Digitais (Prensky, 2001). Dada àintimidade dos jovens com esses novos ambientes de relacionamento, surge o temor de pais e instituições deensino acerca da influência dos meios digitais. A questão central das práticas midiáticas, como advertenosJenkins(2006), está mais relacionada ao modo com que elas estão sendo usadas do que por sua influência.Nessa perspectiva, as redes sociais podem ser ambientes potencialmente livres e abertos para (re) apropriações.A partir dos conceitos de Affordance e de Sistemas Complexos, discutimos o uso das redes sociais derelacionamento no contexto da educação, exemplificando com o uso do Facebook nas aulas de línguas.

http://ueadsl.textolivre.pro.br/2012.2/papers/pub/programacao/62


Palavras-chave


Universidade; EAD; Software Livre; Internet

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