Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Aletria: Revista de Estudos de Literatura?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Aletria: Revista de Estudos de Literatura

Código de Conduta e Boas Práticas

A revista Aletria segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender a essas diretrizes: para conhecimento do Código consulte o texto original em inglês ou sua tradução para o português.

Normas para submissão

[Atualizadas em 19.02.2018]

1. A revista Aletria aceita artigos inéditos em sua especialidade: ensaios sobre estudos literários e culturais; resenhas e recensões críticas de obras literárias e científicas na área de literatura e teoria literária publicadas no ano corrente ou anterior. Obs.: não serão aceitos capítulos de dissertações ou teses em que essa condição possa ser constatada no texto.

2. Só será aceito para publicação, de cada autor ou conjunto de autores, um artigo por ano.

3. A revista aceita trabalhos de autores doutores, ou doutorandos em coautoria com doutores.

4. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol, inglês ou francês.

5. É obrigatório o cadastro de todos o autores no sistema. Em caso de coautoria, todos os autores devem ser incluídos nos metadados da submissão, pelo autor que submeter o texto.

6. É obrigatório o registro, tanto no perfil dos autores quanto nos metadados da submissão, da instituição de ensino a que estão vinculados, de sua maior titulação e de endereço de e-mail ativo.

7. É igualmente obrigatório o registro, tanto no perfil dos autores quanto nos metadados da submissão, da ID na base ORCID (https://orcid.org/) de todos os autores, no seguinte formato: http://orcid.org/0000-0000-0000-0000 (Obs.: deve-se remover o s de https:// da ID fornecida pela base).

8. O trabalho deve ser enviado anonimamente – sem quaisquer referências que possam identificar o(s) autor(es). Ver item 6 na seção “Formato”.

9. As ilustrações, gráficos e tabelas (indicar a fonte quando não forem originais do trabalho), com as respectivas legendas e numerações, deverão ser enviados também separadamente e em boa resolução. Serão aceitas, no máximo, uma imagem por página. As imagens deverão ter autorização de uso.

10. Os textos submetidos devem vir acompanhados por um documento suplementar contendo as eferências completas do trabalho, incluindo trabalhos próprios que foram citados no corpo do texto. Esse documento não deve ser marcado como disponível para avaliadores.

11. O material deverá vir devidamente revisado pelo autor. A Comissão Editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as necessárias alterações.

12. O artigo, original e inédito, não deve ser submetido a outra publicação concomitantemente; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor" no momento do envio do artigo.

OBS: OS ARQUIVOS EXIGIDOS ALÉM DO ARTIGO DEVEM SER ENVIADOS NO PASSO 4 DA SUBMISSÃO -TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.

 

FORMATO

 

1. O original deve conter título, resumo e palavras-chave (no máximo 6) no idioma do texto do artigo e em inglês, quando este não é o idioma do texto, e referências bibliográficas. Se houver agradecimento ou dedicatória, acrescentá-los em nota de rodapé ou após as considerações finais. Os resumos devem conter de 100 a 150 palavras.

2. Os artigos devem ter de 8 a 10 páginas em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12, devem estar no formato .docx, .doc, ou .rtf. As resenhas devem vir nos mesmos formatos e ter de 2 a 3 páginas.

3. As notas de rodapé devem figurar ao pé da página em que seu número aparece. As notas de indicação bibliográfica devem ser apresentadas observando-se a seguinte norma: SOBRENOME DO AUTOR. Título do livro ou texto consultado (em itálico, se for o caso), número da página (se for o caso): CALVINO. Seis propostas para o próximo milênio, p. 12.

4. Caso haja citações em idioma diferente do original do texto, elas deverão ser traduzidas e o texto original incluído na nota bibliográfica correspondente.

5. As referências deverão aparecer completas, ao final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cujos elementos básicos especificamos a seguir:

> Citação de artigo de revista deverá conter: autor(es) do artigo, título do artigo, título da revista em itálico, local da publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo citado, mês e ano da publicação;

> Citação de capítulo de livro deverá conter: autor(es), título do capítulo, organizador(es) da coletânea, título do livro em itálico, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data, página inicial e final do capítulo.

> Citação de livro deverá conter: autor(es), título em itálico, número da edição (a partir da segunda), local de publicação, editora, data.

6. Em casos onde o(s) autor(es) cita(m) trabalhos próprios, as referências e notas bibliográficas deverão ser substituídas por XXX, mantendo-se o ano do trabalho para posterior identificação. As referências completas deverão ser enviadas em arquivo suplementar.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto submetido atende a todas as exigências descritas nas normas de submissão da revista.
  2. O texto submetido atende às diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics): texto do Código em inglês ou sua tradução para o português.
  3. O autor ou os autores estão cadastrados na página da Aletria: Revista de Estudos de Literatura e preencheram, em seus perfis e nos metadados da submissão, os itens solicitados, principalmente a filiação, titulação e a ID na base ORCID (https://orcid.org/register).
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo divulgados para outras finalidades ou para terceiros.