Caligrama: Revista de Estudos Românicos

Caligrama: Revista de Estudos Românicos é um periódico quadrimestral, com avaliação de pares, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(Brasil) desde 1981. Tem como missão fomentar a produção científica na área de Línguas e Literaturas Românicas, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. A revista destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros voltados estritamente para o domínio românico. A Caligrama recebe atualmente artigos em fluxo contínuo, nas áreas de estudos linguísticos e literários, dentro de sua especialidade.

Caligrama: Revista de Estudos Românicos is a peer-reviewed journal published three times a year, sponsored by the School of Letters of the Federal University of Minas Gerais (Brazil) since 1981. It aims to promote scientific production in the field of Romance Languages and Literatures, allowing researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the debate and scientific progress in the area. The journal stands out as one of the rare Brazilian periodicals focused strictly on the Romance domain. Caligrama continually receives articles on linguistic and literary studies concerning its field of expertise.

Qualis A4 - Avaliação da Plataforma Sucupira - Quadriênio 2017-2020 - Áreas de avaliação: Linguística e literatura e Interdisciplinar.
 
Qualis A4 - Evaluation of Plataforma Sucupira - Quadrennium 2017-2020 - Fields of evaluation: Linguistics and literature and Interdisciplinary.


Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA / CALL FOR PAPERS (out.-dez. 2024) - Número temático: Materialidade dos textos e transmissão literária

 

Ao se debruçar sobre os processos de transmissão do texto literário, este dossiê da revista Caligrama pretende desenvolver uma reflexão pautada na consciência da diversidade dos estados materiais dos textos, com seus distintos espaços (e temporalidades) de produção e apropriação. Por envolver um amplo espectro de práticas pautadas nas formas materiais encarnadas e produzidas pelos textos – que compreendem inclusive a historicidade dos modos de constituição de coleções e bibliotecas – a história da transmissão literária não se reduz a uma história da crítica ou dos espaços de recepção e institucionalização das “obras”.

Para além do interesse pelas discussões sociopolíticas e pelos processos de canonização, patrimonialização e tradução cultural, em diálogo com as práticas gráfico-editoriais que dão forma e realidade aos textos, propõe-se discutir também a inscrição da literatura no mundo material a partir de práticas sociais triviais, aparentemente insignificantes, capazes de evidenciar fenômenos de circulação e de usos sociais do literário que extrapolam as fronteiras do texto. Seja pela via da mobilidade das formas seja pela via da gênese dos textos, o dossiê se debruçará igualmente sobre os efeitos de conhecimento promovidos pela presença da materialidade no seio do próprio texto literário.

Sem nenhuma restrição de espaço-tempo, pretende-se que o escopo das discussões – que deseja ultrapassar os limites disciplinares reforçados tradicionalmente pela oposição entre a obra literária e o autor, de um lado, e o texto e o objeto impresso, de outro – seja conduzido a partir de uma perspectiva teórico-metodológica abrangente, que vai da história literária à história das bibliotecas, da história da edição à bibliografia material, da sociologia da literatura à antropologia histórica do saber, dos estudos culturais da circulação aos estudos de comunicação e mídia.

Palavras-chave: materialidade dos textos, transmissão literária, mobilidade e circulação dos textos, literatura e patrimônio, antropologia histórica dos textos, gênese dos textos, literatura no cotidiano, processos de edição e mediação, etnografia dos usos do objeto impresso, materialidades e digital.

Dossiê: Materialidade dos textos e transmissão literária 
Organizadores: Ana Utsch (UFMG) e Nuno Medeiros (Universidade de Lisboa)
Prazo para submissão: 28/06/2024 

Diretrizes para autores: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/about/submissions#authorGuidelines

 
Publicado: 2023-11-30 Mais...
 
Outras notícias...