Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Caligrama: Revista de Estudos Românicos é um periódico quadrimestral, com avaliação de pares, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 1981. Tem como missão fomentar a produção científica na área de Línguas e Literaturas Românicas, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. Tem como foco estudos linguísticos e literários que tenham como objeto línguas e/ou literaturas românicas, podendo a abordagem ser em uma perspectiva comparada ou focando apenas um domínio linguístico românico (português, galego, espanhol, catalão, francês, occitânico, reto-românico, italiano, sardo, romeno, etc.). A revista destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros voltados estritamente para o domínio românico. Ao final do primeiro semestre de cada ano é publicado um número dedicado a estudos literários e ao final do segundo semestre um número dedicado a estudos linguísticos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Literatura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Linguística

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

IV DIVERMINAS SERtão GERAIS

Editores
  • Danilo Barcelos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: II Encontro Mineiro de Psicolinguística

Editora: Larissa Ciríaco (UFMG)

Editores convidados: haís Maíra Machado de Sá (CEFET-MG) e Cândido Samuel de Oliveira (CEFET-MG)

Datas importantes:
- Data limite para submissão do manuscrito: 10 de março de 2021
- Notificação de aceite: 10 de junho de 2021
- Data limite para envio da versão final: 01 de julho de 2021
- Data de publicação do volume especial: Agosto de 2021

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reciprocité et marginalité dans les rapports culturels entre le Brésil et les pays de culture francophone

Editores
  • Jozelma De Oliveira Ramos
  • José Orlando
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de avaliação por pares:

- Toda submissão que atenda às normas de submissão da revista e ao Código de Conduta e Boas Práticas será inicialmente analisada pelo editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, etc.). Casos de possível má conduta serão analisados segundo o fluxograma do COPE

- O editor-chefe atribuirá a submissão a um editor-assistente, para que este conduza o processo de avaliação.

- O editor-assistente encaminhará a submissão a dois avaliadores de instituição diferentes entre si e em relação à do autor da submissão.

- Caso haja dois pareceres positivos, a submissão será aceita para publicação e enviada para o autor realizar eventuais correções solicitadas pelos avaliadores.

- Caso haja um parecer positivo e um negativo, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador. Caso haja novo parecer positivo, a submissão será aceita; caso haja um novo parecer negativo, não será aceita.

- Todo autor de submissão receberá os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação.

Recurso de decisão editorial:

- Caso o autor de submissão não aprovada considere que um ou os dois pareceres negativos apresentem problemas, ele poderá solicitar, através de justificativa por escrito ao editor-chefe, que este solicite aos avaliadores que apresentem justificativa para as pretensas falhas no(s) parecer(es) no prazo de 15 dias.

- Caso o editor-chefe não receba nenhuma justificativa para a solicitação, o(s) parecer(es) negativo(s) será(ão) eliminado(s) e a submissão será encaminhada para novo(s) avaliador(es).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...