Fénelon e as ilusões do Classicismo

Tarsilla Couto de Brito

Resumo


Estudos do final do século XX sobre a vida literária do reino de Luís XIV desestabilizaram a ideia de homogeneidade associada ao Classicismo francês (CHANTALAT, 1992; FUMAROLI, 1997; MESNARD, 1990; DARMOND, 2006; COSTA, 2009). Este texto objetiva demonstrar que algumas das características definidas como essenciais ao “Classicismo” podem ser revisitadas como “lugares” ricos em tensões. O autor de Les aventures de Télémaque, Fénelon, objeto deste estudo, é um dos escritores que, apesar de aparecer nos livros de história literária como um autor do Classicismo, observado de perto, não aceita com facilidade este rótulo. O presente artigo buscará realizar uma breve história das leituras da narrativa pedagógica Les aventures de Télémaque para demonstrar como as práticas interpretativas participam da constituição dos sentidos de um texto literário, forçando-o a inflexões que o sequestram de seu momento histórico de produção.


Palavras-chave


Telêmaco; AntTelêmaco; Antigos contra Modernos; Classicismo.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAM, A. Histoire de la littérature française au XVIIe siècle. Paris: Albin Michel, 1997. 3 v.

BRAY, R. La formation de la doctrine classique en France. Paris: Nizet, 1966.

CHANTALAT, C. À la recherche du goût classique. Paris: Klincksieck, 1992.

CHEREL, A. Fénelon au XVIIIe siècle en France, 1715-1820: son influence, son prestige. Paris: Hachette, 1917.

COSTA, L. de A. Antigos e Modernos: a cena literária na França do século XVII. São Paulo: Nankin/Edusp, 2009.

CUCHE, F.-X. Télémaque entre père et mer. Paris: Honoré Champion Éditeur, 2009.

DARMON, J.-C.; DELON, M. Histoire de la France littéraire: Classicismes. Paris: PUF, 2006.

FÉNELON, F. S. de la M. Les aventures de Télémaque. in: FÉNELON, F. S. Oeuvres. Organização de J. Le Brun. Paris: Gallimard, 1983. 2 v.

FÉNELON, F. S. de la M. Les aventures de Télémaque. Organização de Albert Cahen. Paris: Hachette, 1920.

FÉNELON, F. S. de la M. Lettre a l’Académie. Introdução, notas e apêndice de Albert Cahen. Paris: Hachette, 1899.

FUMAROLI, M. Le poète et le roi: Jean de La Fontaine en son siècle. Paris: Éditions de Fallois, 1997.

GALLOUÉDEC-GENUYS, F. Le prince selon Fénelon. Paris: PUF, 1963.

GUEUDEVILLE, N. Critique generale sur Les aventures de Télémaque. [s.n.t.], 1700. Edição fac-similada. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2012.

HAILLANT, M. Culture et imagination dans les oeuvres de Fénelon “ad usum Delphini”. Paris: Les Belles Lettres, 1982-1983.

HAZARD, P. La crise de la conscience européene (1680-1715). Paris: Librairie Arthème Fayard, 1961.

HEPP, N. L’arrière-saison. 1685-1715. In: MESNARD, J. Précis de littérature française du XVIIe siècle. Paris: PUF, 1990. p. 307-426.

KAPP, V. Télémaque de Fénelon. La signification d’une oeuvre littéraire à la fin du siècle classique. Tübingen: Gunter Narr Verlag; Paris: Éditions Jean-Michel Place, 1982.

MESNARD, J. Précis de litterature française du XVIIe siècle. Paris: Puf, 1990.

MOUSNIER, R. Les idées politiques de Fénelon. XVIIe siècle – Bulletin de la Société d’Étude du XVIIe Siècle, Paris, n. 12-13-14, p. 190-206, 1951.

PAVEL, T. L’art de l’éloignement: essai sur l’imagination classique. Paris: Éditions Gallimard, 1996.

RACAULT, J.-M. Nulle part et ses environs. Paris: PUF, 2003.

RACAULT, J.-M. Voyages et utopies In: DARMON, J-C; DELON, M (Org.). Histoire de la France Littéraire – Classicismes XVIIe – XVIIIe siècle. Paris: PUF, 2006.

TROUSSON, R. Voyage aux pays de nulle part. Histoire littéraire de la pensée utopique. Bruxelles: Éditions de L’Université de Bruxelles, 1999.

VAN WIJNGAARDEN, J. Les odyssées philosophiques en France entre 1616 et 1789. Genève, Paris: Slatkine, 1982.

YARDENI, M. Utopie et révolte sous Louis XIV. Paris: Librairie A.-G. Nizet, 1980.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.21.1.133-151

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Tarsilla Couto de Brito