Barthes e a dimensão amorosa da escritura

Dilma Castelo Branco Diniz

Resumo


Uma leitura da retórica na Aula de Roland Barthes procurando captar, no texto, a estrutura da metonímica caraterística do desejo.

Une lecture de la rhétorique dans la Leçon de Roland Barthes tentant d'y saisir la structure métonymique qui caractérise le désir.


Palavras-chave


Literatura francesa; Aula; semiologia; metonímia; French literature; Roland Barthes; Leçon; semiology; metonymy

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Molsés. São Paulo: Cultrix, [s. d.].

BARTHES, Roland. Essais critiques. Paris: Ed. du Seuil, 1964.

BELLEMIN NOËL, J. Psicanálise e literatura. Trad. Álvaro Sorencini e Sandra Nitrini. São Paulo: Cultrix, 1983.

EIKHENBAUM, B. A teoria do método formal. In: TOLEDO, D. de Oliveira (Org.). Teoria da literatura, formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1973.

EVANGELHO de São Marcos cap. V, verso 9. In: BÍBLIA Sagrada, 6. Ed. São Paulo: Edições Paulinas, 1953.

FAGES, Jean-Baptiste. Para compreender Lacan. 2. ed. Trad. M. D. Magno e Georges Lamarière. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 1975.

VALLEJO, A.; MAGALHÃES, L. Lacan! operadores de leitura. São Paulo: Perspectiva, 1981.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.1.0.143-152

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1988 Dilma Castelo Branco Diniz