Estudo acerca da representação gráfica do fonema /s/ na escrita de alunos do 3º ano do ensino fundamental / Study About the Graphic Representation of the Phoneme /s/ in the Writing of Students of the 3rd Year of Elementary School

Marciano Renato Ribeiro, Raquel Márcia Fontes Martins

Resumo


Resumo: Este artigo trata de um estudo sobre a aquisição da escrita infantil, em específico, sobre a multiplicidade de representação gráfica do fonema /s/ por alunos do 3o ano do Ensino Fundamental. Ressalta-se que a aquisição da escrita relacionada ao fonema /s/ é uma das mais complexas para o aprendiz da escrita no português, por envolver várias relações, inclusive de irregularidade, entre esse fonema e grafemas que o representam (LEMLE, 1994; MORAIS, 2008). Este estudo tem como fundamentação teórica Modelos Baseados no Uso (BYBEE, 2001; PIERREHUMBERT, 2001). Nesses modelos, que consideram a experiência de uso da língua na estruturação da gramática e do léxico (FERRARI, 2011), efeitos de frequência são importantes. Para proceder ao presente estudo, foi realizada uma coleta de dados escritos por alunos do 3o ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, do município de Bom Sucesso – MG. Os resultados deste trabalho indicam que o desenvolvimento da aquisição da escrita é baseado no uso, na experiência e que o fator frequência é relevante para o aprendizado da criança que se encontra no processo de aquisição ortográfica.

Palavras-chave: aquisição da escrita; fonema /s/; ortografia, fonologia de uso.

Abstract: This article reports a study on the acquisition of children’s writing, in particular, on the multiplicity of graphic representations of the phoneme /s/ by students of the 3rd year of Elementary School. It is noteworthy that the acquisition of writing related to the phoneme /s/ is highly complex for the learner of Portuguese writing, as it involves several relationships, including irregularity, between that phoneme and the graphemes that represent it (LEMLE, 1994; MORAIS, 2008). This study has Usage-based Models (BYBEE, 2001; PIERREHUMBERT, 2001) as theoretical basis. In these models, which consider the experience of using the language in structuring the grammar and lexicon (FERRARI, 2011), frequency effects are important. In order to proceed with the present study, a collection of data written by students of the 3rd year of Elementary School, from a public school in Bom Sucesso - MG, was carried out. The results of this work indicate that the development of writing acquisition is based on use and experience and that the frequency factor is relevant for the learning of the child in the process of orthographic acquisition.

Keywords: acquisition of writing; phoneme /s/; orthography, phonology of use.


Palavras-chave


aquisição da escrita; fonema /s/; ortografia, fonologia de uso; acquisition of writing; phoneme /s/; orthography, phonology of use.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.25.2.63-84

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