Letramentos acadêmicos e científicos: usos e impactos gerados pelas tecnologias digitais// Academic and Scientific Literacies: Uses and Impacts Brought About by Digital Technologies

Marília de Carvalho Caetano Oliveira, Maria Luísa Moura Gomes

Resumo


Resumo: Este trabalho é um recorte do projeto intitulado O processo de produção de gêneros acadêmicos: reflexões e desdobramentos, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Letramentos, Gêneros e Ensino (UFSJ/DELAC/CNPq). Aqui, especificamente, pretende-se analisar os usos e os impactos gerados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática acadêmica e profissional de professores(as) de dois cursos de Letras (Língua Inglesa e Língua Portuguesa) de uma universidade pública brasileira e que recursos digitais podem contribuir para a revisão de textos de seus(suas) alunos(as). A fundamentação teórica é subsidiada pelos Novos Estudos de Letramento (NEL), com foco nas abordagens de Lea e Street (1998, 2014), Rojo e Moura (2019) e Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). A metodologia, vinculada à Linguística Aplicada, tem uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativista (Paiva, 2019), em que um formulário on-line foi utilizado como instrumento de geração de dados. Os resultados revelam que as tecnologias estão muito presentes na vida acadêmica e profissional dos(as) docentes, levando em conta que eles(as) se apropriam de equipamentos multimídia, plataformas e documentos on-line, softwares, permitindo uma maior diversificação nas estratégias. Além disso, os depoimentos apontam impactos positivos dessas ferramentas na organização e didatização de conteúdos, bem como na otimização da produção acadêmica desses(as) profissionais.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; produção acadêmica; docência.


Abstract: This paper is an extract from the project The Production Process of Academic Genres: Reflections and Developments developed in the ambit of the Research Group Literacy, Genres and Teaching (UFSJ/CNPq). This paper focuses on the analysis of the uses and impacts brought about by Information and Communication Digital Technologies (ICDTs) in professors’ academic and professional practices in two undergraduate programs in the area of Letters: “English Language and Literature” and “Portuguese Language and Literature” in a public university in Brazil, also considering what digital tools may contribute to students’ proofreading texts. The theoretical framework draws on subsidies from the New Studies in Literacy (NSL), focusing on approaches by Lea and Street (1998, 2014), Rojo and Moura (2019), and Kalantzis, Cope, and Pinheiro (2020). The methodology, connected to Applied Linguistics, presents an interpretative qualitative perspective (Paiva, 2019), making use of an online form as a tool to generate data. The results reveal technologies are very present in teachers’ academic and professional lives, considering they make use of multimedia equipment, online platforms and documents, and various sorts of computer software, yielding a greater diversification of strategies. Furthermore, users’ statements indicate positive impacts of these tools in the organization and didactization of contents, as well as in the optimization of these professionals’ academic production.
Keywords: Information and communication digital technologies; academic production; teaching.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; produção acadêmica; docência.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.28.2.100-120

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