O rastaquera, visão estorvada do brasileiro na Paris Belle Époque// The rastaquera, a hindered vision of the Brazilian in Belle Époque Paris

Luciana Persice Nogueira-Pretti

Resumo


Resumo: Paris seduz pela herança de séculos de prestígio e notoriedade, atrai pelo patrimônio artístico, cultural e arquitetônico, e agrega toda sorte de visitantes. Dentre os seduzidos pela cidade, encontra-se o rastaquera, estrangeiro afortunado que se destaca em meio a outros forasteiros, e que, ao longo do século XIX, se torna recorrente personagem das literaturas ficcional e jornalística. Respaldados numa perspectiva que dialoga com a história cultural, examinaremos alguns aspectos da representação da figura do rastaquera, personagem urbano e literário: “estrangeiro parisiense” (Lamure, 2018), notável figura que contribui à “lisibilidade da cidade” (Stierle, 2001; Benjamin, 1985b), e exemplo do lado sombrio do cosmopolitismo de Paris (Charle, 1998). O rastaquera é objeto e alvo tanto da ópera bufa quanto da crônica periodística nacionalista. Flâneur às avessas, a menção ao herói baudelairiano reforça sua diferença e alteridade (Baudelaire, 1885).
Palavras-chave: rastaquera, Belle Époque francesa, personagem literário, tipo social


Abstract: Paris seduces for its heritage of centuries of prestige and notoriety, attracts for its artistic, cultural and architectural heritage, and attracts all sorts of visitors. Among those seduced by the city, there is the rastaquouère, a fortunate foreigner who stands out among other outsiders, and who, throughout the nineteenth century, becomes a recurrent character in fictional and journalistic literatures. Supported by a perspective that dialogues with cultural history, we will examine certain aspects of the representation of the rastaquouère, an urban and literary character. “Parisian foreigner” (Lamure, 2018), a remarkable figure who contributes to the “lisibility of the city” (Stierle, 2001; Benjamin, 1985b), and an example of the dark side of Paris cosmopolitanism (Charle, 1998), the rastaquouère is an object and a target of both the opera buffa and the nationalist periodical chronicle. Reverse flâneur, the mention of the Baudelairean hero reinforces its difference and otherness (Baudelaire, 1885).
Keywords: rastaquouère, French Belle Époque, literary character, social type.


Palavras-chave


rastaquera; Belle Époque francesa; personagem literário

Texto completo:

PDF

Referências


BACHAUMONT. Préface. In: GUÉRIN, Jules; GINISTY, Paul. Les Rastaquouères: études parisiennes. Paris: Ed. Rouveyre et G. Blond, 1883. p.V-XIV.

BAUDELAIRE, Charles. Le Peintre de la vie moderne. In: BAUDELAIRE, Charles. Œuvres complètes de Charles Baudelaire, Paris: Calmann Lévy, 1885. (v. III – L’art romantique)

BENJAMIN, Walter. A Paris do Segundo Império em Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Sociologia. Organização Flávio Kothe. Tradução de Flávio Kothe. Ática: Rio de Janeiro, 1985a. p. 44-122.

BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. In: BENJAMIN, Walter. Sociologia. Organização Flávio Kothe. Tradução de Flávio Kothe. Ática: Rio de Janeiro, 1985b. p. 30-43

CARASSUS, Émilien. Le Snobisme et les lettres françaises. Paris: Armand Colin, 1966.

CHARLE, Christophe. Paris fin de siècle. Culture et politique. Paris: Seuil, 1998.

COURTÉS, Joseph; GREIMAS, Algirdas Julien. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

FRÉDÉRIX Gustave, Le Parisien pour l’étranger. In: PARIS guide par les principaux ecrivains et artistes de la france. Bruxelas: Lacroix, Voerboeckhoven et Cie, 1867. p. 1013-1017. (v. 2 – La vie) Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2021.

HÉRÉDIA, Severiano de. Les hispano-américains. In: PARIS guide par les principaux ecrivains et artistes de la france. Bruxelas: Lacroix, Voerboeckhoven et Cie, 1867. p.1080-1086. (v. 2 – La vie) Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2021.

HEYRAUD, Violaine. Les étrangers conquérants dans le vaudeville: Feydeau après Labiche. In: COUTELET, Nathalie; MOINDROT, Isabelle (dir.). L’Altérité en spectacle. 1789-1918. Rennes: Presses universitaires de Rennes (PUR), 2015. p. 113-124. Disponível em: . Acesso em: 26 nov. 2021.

LIARD, le chiffonnier philosophe. In: LE PARIS pittoresque [França, 2000]. Site. Disponível em:

LAMBERT, Juliette. “Les paysans à Paris In: PARIS guide par les principaux ecrivains et artistes de la france. Bruxelas: Lacroix, Voerboeckhoven et Cie, 1867. p.1009-1013. (v. 2 – La vie) Disponível em . Acesso em 01/12/2021.

LAMURE, Priscille. “Les ‘rastaquouères’, ces riches étrangers stigmatisés de la Belle Époque”, Retronews. Le site de la presse de la BnF, France, 06 dez. 2018 (modificado em 26 jul. 2021). Disponível em: . Acesso em: 26 nov. 2021.

RICARD, Jean-Pierre. Le Paris-rasta et le rejet du cosmopolitisme. In: SOCIETE DES ÉTUDES ROMANTIQUES ET DIX-NEUVIEMISTES. La vie parisienne: Actes du IIIe Congrès de la Société des Études Romantiques et Dix-Neuviémistes, 2007. Disponível em: . Acesso em: 26 nov. 2021.

STIERLE, Karlheinz. La Capitale des signes: Paris et son discours. Tradução do alemão de Marianne Rocher-Jacquin. Paris: Fondation Maison des Sciences de l’Homme, 2001.

YRIARTE, Charles. Les types parisiens, Les Clubs In: PARIS guide par les principaux ecrivains et artistes de la france. Bruxelas: Lacroix, Voerboeckhoven et Cie, 1867. p. 929-937. (v. 2 – La vie) Disponível em . Acesso em 01 dez. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.28.2.236-260

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Luciana Persice Nogueira-Pretti

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.